Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Agência Curitiba

Vencedoras do Empreendedora Curitibana são premiadas

Entrega do prêmio Empreendedora Curitibana no Teatro Paulo Altran. Curitiba, 19/11/2015 - Foto: Levy Ferreira/SMCS

A proprietária do Centro de Shiatsu Tereza Zanchi, Teresa Cecilia Zanchi, foi a primeira colocada na categoria micro e pequenas empresas do Prêmio Empreendedora Curitibana, promovido pela Agência Curitiba de Desenvolvimento. Na categoria microempreendedora individual venceu Maria Goreti Tuleski, proprietária da Natur All Moda e Consciência; e Bruna Pereira Correia foi a primeira colocada na categoria Ideia Empreendedora.

A premiação ocorreu na noite desta quinta-feira (19), no Teatro Paulo Autran, em Curitiba. As 30 semifinalistas, dez de cada categoria, ficaram sabendo o resultado na hora, recebendo o troféu das mãos do prefeito Gustavo Fruet e da presidente da Agência Curitiba, Gina Paladino.

Fruet falou sobre a situação privilegiada que Curitiba tem em relação a outros municípios brasileiros, por ter um elevado índice de mulheres empreendedoras de diferentes áreas. “Estamos valorizando e cumprimentando essas mulheres pelo esforço, dedicação e principalmente pela inovação, que é uma marca na cidade, a marca das mulheres curitibanas”, disse o prefeito.

O objetivo do prêmio é reconhecer os esforços das mulheres empreendedoras da cidade e inspirar novos negócios conduzidos por mulheres. Foram premiadas os três primeiros lugares nas três categorias, em um concurso que teve no total 126 inscritas.

Gina Paladino conta que as empreendedoras inscritas no prêmio são de vários segmentos e que mostram que é possível crescer. “Os empreendimentos femininos, na média, são menores que os empreendimentos masculinos. As mulheres apresentam um pouco de dificuldade de ousar, de avançar com mais capital. Quando mostramos um empreendimento de sucesso que está avançando, esse exemplo é muito importante para todas elas”, disse.

As três primeiras classificadas em cada categoria receberam equipamentos tecnológicos, smartphones, plano de negócios e um treinamento empresarial, oferecido pelo Sebrae/PR.

“Estou emocionada e realizada por receber um prêmio na cidade onde nasci e que me proporcionou muitas oportunidades”, disse Tereza Cecilia Zanchi.

Maria Goreti Tuleski conta que o processo de seleção a levou a refletir sobre seu negócio e como planejar mais. “Este prêmio é um reconhecimento do meu trabalho em educação ambiental e divido-o com todos. Eu saí ganhando, as mulheres ganharam e o planeta ganhou”.

Bruna Pereira Correia, que criou um aplicativo de aprendizado de idiomas através da música, não pode comparecer ao evento por motivos profissionais e foi representada por sua mãe.

Processo de premiação

Para chegar aos finalistas, houve um longo processo de classificação, com análise de um questionário respondido pelas candidatas sobre a sua empresa ou sobre a sua ideia criativa, com um breve relato da empresa ou ideia empreendedora.

Em uma etapa posterior, a Comissão Julgadora do Prêmio Empreendedora Curitibana analisou as informações das 55 empreendedoras que tiveram suas inscrições validadas para selecionar apenas dez em cada uma das três categorias. As 30 empreendedoras classificadas passaram para a próxima etapa do processo classificatório, na qual houve visitas técnicas e apresentação presencial das ideias empreendedoras.

Elas foram convidadas para participar da oficina Tendência e Análise de Mercado, proferida pela administradora e consultora credenciada do Sebrae/PR Letícia Gonçalves, realizada neste mês.

Estiveram presentes na premiação os secretários municipais de Finanças, Eleonora Fruet, de Planejamento e Administração, Fabio Scatolin, de Informação e Tecnologia, Paulo Miranda, o líder do prefeito na Câmara, Paulo Salamuni, o presidente da URBS, Roberto Gregório da Silva Junior, a presidente do Imap Liana Carleial, a presidente da Curitiba S.A, Clarice Zendron Dias Tanaka, o presidente da Cohab, Ubiraci Rodrigues, administradores regionais, representantes do Sebrae/PR, Caixa Crescer/Caixa Econômica Federal, Movera/Banco do Brasil, Apolar e Supermercados Condor.

O evento teve apoio, ainda, da Esal Flores, Shopping Novo Batel, Pátio Batel, Centro Europeu, Empreendedorismo Rosa, Fecomércio, Espaço Mulheres Executivas (MEX).

Prêmio Empreendedora Curitibana

Categoria micro e pequena empresa:

1.º  •  Teresa Cecilia Zanchi
2.º  •  Tereza Cristina Silveira de Mello
3.º  •  Flavia Brenner Justus

Categoria Microempreendedora individual:

1.º  •  Maria Goreti Tuleski
2.º  •  Denize de Cassia Scholze
3.º  •  Renata Jurach Bueno

Categoria ideia empreendedora:

1.º  •  Bruna Pereira Correa
2.º  •  Osmary Bortoncello Glober
3.º  •  Taline Pinheiro da Silva