Ir para o conteúdo
Balanço 2025

Regional Tatuquara: integração metropolitana, Restaurante Popular e 374 novas casas

O prefeito Eduardo Pimentel entregou mais uma etapa do Bairro Novo do Caximba. Nesta fase, 146 famílias receberam a chave do novo lar. Curitiba, 06/12/2025. Foto: Hully Paiva/SECOM


A Regional Tatuquara consolidou um ano de avanços estruturais e sociais e uma mudança que impactou diretamente a rotina dos moradores: a nova integração metropolitana do transporte, entre o Terminal Tatuquara e os municípios de Araucária e Fazenda Rio Grande, reduziu em 1h20 o tempo de deslocamento entre o bairro e os municípios, considerando ida e volta.

O fortalecimento da mobilidade veio acompanhado das entregas do Restaurante Popular e da Fazenda Urbana; de progressos na habitação com as novas moradias do Bairro Novo do Caximba; de obras viárias e recuperação ambiental; de ampliação de calçadas e melhorias em equipamentos de esporte e lazer; e de ações culturais que movimentaram a região.

Alimentação saudável e acessível

O Restaurante Popular do Tatuquara, inaugurado em novembro, é uma das medidas de garantia de segurança alimentar do município, oferecendo refeições completas e saudáveis por apenas R$ 3. O estabelecimento conta com autossuficiência energética, áreas de plantio de hortaliças e foi projetado para reduzir a geração de resíduos.

Junto ao restaurante, a Fazenda Urbana do Tatuquara foi inaugurada como espaço de divulgação de conhecimentos e popularização de práticas sustentáveis em cultivo de alimentos, pela promoção de cursos e aulas com especialistas sobre o plantio de legumes, verduras e frutas.

374 novas casas no Bairro Novo do Caximba

Desde o início de 2025, 374 moradias foram entregues no Bairro Novo do Caximba. A construção do primeiro bairro inteligente do Brasil vai realocar 1.211 famílias para casas novas e seguras e beneficiar outras 546, que não estão em locais alagadiços, com regularização fundiária e obras de urbanização.

Mais 500 casas

Ao lado do Bairro Novo do Caximba, a Prefeitura planeja construir mais 500 casas, de frente para a Rua Delegado Bruno de Almeida.

Transporte coletivo

Uma nova integração metropolitana foi inaugurada em julho, do Terminal Tatuquara com os municípios de Araucária e Fazenda Rio Grande, gerando uma economia de 1h20 no tempo de deslocamento, considerando ida e volta. Tornamos o Tatuquara um terminal metropolitano. É qualidade de vida para a população, que pode aproveitar esse tempo com sua família, com esporte, com lazer”, disse o prefeito Eduardo Pimentel.

A linha de ônibus 707-Tatuquara/Centro, que faz uma ligação entre o Terminal Tatuquara e a Praça Rui Barbosa, recebeu um novo ponto de parada, na Rua Jovenilson Américo de Oliveira, facilitando o acesso da população ao ônibus.

“A região cresce muito, a população precisa de muita coisa. Mas os projetos estão saindo do papel. Essa integração é uma conquista boa para a população”, comemorou Vania Maria Gregorovicz, de 72 anos, que mora há 25 anos na região.

Obras viárias

Na regional, mais de 10,6 km de asfalto foram recuperados, em 14 ações, incluindo as ruas Desembargador Ernani Almeida de Abreu, Jornalista Silvino Alves Batista e Julia Ferreira do Amaral Stamm.

Em parceria com o Governo do Estado, foi realizada a pavimentação de 19 km metros em 8 ruas, com concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ).

A regional também recebeu limpeza do Arroio Gleba da Ordem, recuperação de erosão na Rua Comandante José Jeiss Neto, do talude do canal da Rua Belmira Carvalho Bertoldi, implantação de passarela de madeira sobre o canal da José Mulaski Gebert e recuperação de passarela sobre o canal da Pero Vaz de Caminha.

Segurança dos pedestres

Nos bairros Tatuquara e Campo de Santana, dez ruas receberam calçadas, somando mais de 1 km de extensão, em ruas com hortas comunitárias, pontos de ônibus e instituições de ensino.

Centro de Esporte e Lazer reformado

Atendendo às solicitações da comunidade, o CEL Santa Rita está mais agradável para a prática esportiva, com um ginásio revitalizado, pintura na quadra de basquete e uma nova quadra de grama sintética.

Junto ao CEL, a Praça Soldado Wagner Sampaio recebeu nova iluminação e conta com pista de skate, parquinho, academia ao ar livre, pista de caminhada, cancha de vôlei e uma miniquadra de basquete.

Cultura na Regional

O acesso à cultura foi ampliado. Na Rua da Cidadania, aulas de Dança Urbana começaram a ser oferecidas em agosto e reúnem 48 alunos de até 78 anos todas as terças-feiras.

Foi no Tatuquara também que estreou o Cine Passeia, iniciativa realizada pelos Núcleos Regionais da Fundação Cultural de Curitiba, Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac) e Sesi Cultura Paraná, que leva aos bairros cinema gratuito em uma carreta-palco equipada com projeção digital.

10 Anos

Em 2025 a Regional do Tatuquara completou uma década. Com a presença do prefeito e outras autoridades, a comunidade do Tatuquara celebrou com bolo, apresentação da Banda da Caximba, além de diversos serviços.

Vem aí um Corpo de Bombeiros

O prefeito Eduardo Pimentel anunciou a construção de um Corpo de Bombeiros na Regional Tatuquara. O terreno foi cedido pela Prefeitura e o projeto será de responsabilidade do Governo do Paraná.