Prezar pela segurança do cidadão foi o objetivo da diretoria da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) quando decidiu adaptar suas formas de atendimento visando auxiliar no combate ao novo coronavírus. Desde o dia 23 de março até a sexta-feira (17/7) a Companhia realizou de maneira segura 29.640 atendimentos, entre serviços presenciais agendados, contatos telefônicos e pela internet.
“Este número representa mais de 340 atendimentos por dia útil. São serviços importantes para o cidadão, referentes a inscrições, protocolos, contratos, escrituras, impressão de boletos e outros. Adaptamos as maneiras de atender para garantir a segurança e evitar que a população ficasse sem os serviços”, explica o presidente da Cohab, José Lupion Neto.
O cidadão que precisar entrar em contato com a Cohab pode utilizar o e-mail falecom@curitiba.pr.gov.br ou o canal de atendimento Alô Cohab, nos telefones 0800-413233 e 3221-8133. As situações que não podem ser solucionadas por telefone ou e-mail, ocorrerão presencialmente, porém mediante agendamento prévio por meio dos telefones acima.
Também foram suspensas as medidas judiciais para reintegração de posse em função de inadimplência e postergadas emissões de boletos para famílias atendidas com locação social e comprovadamente em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Conheça as medidas
• Atendimento remoto à população:
Para os casos de menor complexidade a Cohab mantém os canais de comunicação via e-mail, aplicativos de mensagem, telefone 0800 e telefones diretos das equipes técnicas multiprofissionais, que respondem e dão encaminhamentos e soluções às questões trazidas pela população. Desde que foram adotadas as medidas de segurança aconteceram 13.625 atendimentos à distância (até 20/7).
• Atendimentos presenciais mediante agendamento:
Para os casos de maior complexidade, nos quais a solução dependa da presença física do usuário na sede da companhia ou agências de atendimento, estão sendo realizados agendamentos prévios, por meio do Alô Cohab, ou ainda diretamente com as equipes responsáveis, respeitando um intervalo de uma hora entre os atendimentos. O objetivo é evitar aglomeração de pessoas em um mesmo ambiente. Durante o período citado foram 1.086 atendimentos agendados na sede da Cohab e outros 4.700 nas agências das Ruas da Cidadania.
• Suspensão da exclusão das inscrições no Sistema Fila:
Para reduzir o fluxo de pessoas na sede da Companhia e nas nove agências localizadas nas Administrações Regionais, a diretoria da Cohab decidiu suspender a exclusão das inscrições que deixam de ser renovadas após um ano. Todavia, 4.100 cidadãos efetuaram a renovação por meio do site da Companhia, enquanto outras 2.130 pessoas utilizaram o site para efetivar novos cadastros de pretendentes a imóveis.
• Suspensão das reuniões presenciais para oferta de imóveis:
A Cohab suspendeu as reuniões presenciais nas quais apresenta empreendimentos habitacionais para a fila de inscritos. Os cidadãos passaram a ser convocados por e-mail. Foi enviado um link que após inserido o CPF do inscrito dá acesso a um vídeo com as informações sobre as moradias ofertadas e condições de financiamento. A apresentação foi assistida de forma online por 4 mil inscritos.
• Suspensão de medidas administrativas e judiciais para retomada de imóveis inadimplentes nesse período:
Para minimizar os impactos econômicos da pandemia, foi determinada a suspensão temporária das medidas judiciais para reintegração de posse em função da inadimplência contratual. Além da restrição de notificações extrajudiciais para cobrança e postergação da emissão dos boletos de cobrança para as famílias que possuam contratos na modalidade de locação social, nos casos com comprovada situação de vulnerabilidade socioeconômica.
• Medidas junto ao corpo funcional:
A Cohab mantém mecanismos de informações periódicas e atualizadas de controle da disseminação da pandemia junto a seus colaboradores, por meio de intranet, email corporativo e cartazes espalhados pela companhia. Além de realizar a distribuição de máscaras, álcool gel e prezar pelo distanciamento social.