Representantes da Urbanização de Curitiba (Urbs), do Sindicato de Motoristas e Cobradores de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc), da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) e motoristas de ônibus debateram em reunião, nesta terça-feira (29/4), medidas para coibir a conduta perigosa de pedestres e ciclistas nas canaletas de ônibus, em especial a prática de pegar “rabeira” nos ônibus.
No último fim de semana, um adolescente de 14 anos que pegava “rabeira” em um veículo da linha Pinheirinho/Carlos Gomes morreu depois de ser atingido pelo ônibus que vinha na direção contrária. O adolescente já havia sofrido dois outros acidentes praticando a rabeira. O prefeito Eduardo Pimentel anunciou, na segunda-feira (28/4), reforço na fiscalização e em campanhas de conscientização para inibir a prática.
Durante o encontro nesta terça-feira, realizado no gabinete da presidência da CMC, foram discutidas medidas, como o projeto de lei que tramita na casa que estabelece multa e apreensão de bicicletas para quem for flagrado pegando rabeira, além da implantação de dispositivos anti-rabeira, câmeras e alarmes sonoros para inibir a prática. Também foram abordados temas como o reforço da fiscalização, a competência da aplicação de multa e da apreensão das bicicletas, bem como a possibilidade de criar um registro desses veículos vinculado ao CPF dos proprietários.
“A partir dos projetos de lei que estão sendo apresentados na Câmara Municipal e das sugestões promovidas pelo Sindimoc vamos elaborar esse projeto de lei e regulamentar a fiscalização. Ou seja, estabelecer as competências para que a gente possa fiscalizar de verdade e coibir essa prática, que tem tirado vidas e levado também aos profissionais do transporte coletivo muita insegurança e traumas pessoais. Temos uma situação que precisamos combater e com o esforço de todos nós vamos conseguir”, disse o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.
O presidente da CMC, Tico Kuzma, disse que a intenção é elaborar substitutivo geral ao projeto de lei que trata das multas e apreensão de bicicletas, que tramita na Comissão de Urbanismo da casa, já com adequações e sugestões, para que que ele possa ser votado o quanto antes.
Também participaram da reunião os vereadores Da Costa do Perdeu Piá e delegada Tathiana Guzella, autores de projetos sobre o tema, e o líder da Prefeitura na CMC, Serginho do Posto. Pela Urbs, também estavam presentes o diretor de Mobilidade, Sergio Oliveira, e o gestor da área de Fiscalização, Claudinei Moro.
Impacto
O presidente do Sindimoc, Anderson Teixeira, fez um apelo para a conscientização da população sobre o perigo de usar a canaleta para pegar rabeira, caminhar, correr e pedalar. “Na canaleta, existe uma falsa sensação de segurança. O motorista dirige um veículo que pesa 18 toneladas e transporta 200 pessoas. O impacto é brutal. Imagine o impacto psicológico sobre o motorista que é obrigado a ter que decidir se machuca quem está dentro ou fora do ônibus”, acrescentou.
Levantamento realizado pela Urbanização de Curitiba (Urbs) mostra que, no ano passado, houve 70 acidentes nas canaletas, envolvendo ciclistas e pedestres, volume 21% superior ao de 2023. De 1 de janeiro até 27 de abril ano, já foram 16 acidentes com ciclistas e pedestres nas canaletas da cidade, com 18 feridos e uma morte. No mesmo período do ano passado foram 21 acidentes envolvendo pedestres e ciclistas, com 18 feridos.
Mesmo em queda, o número de acidentes preocupa. Os principais motivos de acidentes são ações proibidas: caminhar, correr ou pedalar na canaleta e pegar “rabeira” nos veículos. Mas a Urbs também alerta para outros fatores como desatenção, causada principalmente pelo uso do celular ou fones de ouvido, e atravessar a rua fora do local apropriado.
Conscientização
Na segunda-feira (28/4), durante a entrega de novos ônibus, o prefeito Eduardo Pimentel anunciou o reforço das ações para inibir a conduta perigosa nas canaletas e pediu a conscientização da população.
“Nós vamos reforçar ainda mais a fiscalização e campanhas de conscientização. É muito importante a conversa dentro de casa também, dos familiares com os jovens, para que isso não aconteça. Infelizmente esse adolescente acabou falecendo, minha total solidariedade à família. Era a terceira vez que ele estava numa rabeira, já tinha sofrido dois outros acidentes. Não podemos permitir que isso aconteça”, disse o prefeito.
A Prefeitura promove ações educativas regulares para orientar sobre os riscos de usar a canaleta, que é exclusiva para o transporte coletivo. Além disso, há operações de fiscalização, com apoio da Guarda Municipal, Setran e Delegacia do Adolescente. Na última operação realizada em 2024, oito adolescentes que pegavam rabeira foram apreendidos e encaminhados para a Delegacia do Adolescente. Novas ações estão programadas para maio.
Além disso, 149 ônibus das categorias Expresso e Linha Direta já são equipados com uma placa anti-intrusão, que impede, por exemplo, que os ciclistas apoiem o pé na traseira do veículo, dificultando a rabeira.
As canaletas exclusivas para o transporte coletivo desempenham um papel fundamental na melhoria da mobilidade urbana, garantindo maior fluidez ao transporte público e contribuindo para a redução do congestionamento nas vias da cidade. No entanto, conforme estabelece o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), elas são exclusivas para os ônibus. Somente veículos que realizam atendimentos de emergência em saúde e segurança pública estão autorizados a circular por essas vias.