Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Obras

Trajetos de linhas alimentadoras estão mais iluminados

Prefeitura de Curitiba instala 15 mil luminárias e lâmpadas potentes no trajeto de ônibus alimentadores. -Na imagem, iluminação na Rua Curupaitis. Curitiba, 13/08/2015 Foto: Gabriel Rosa/SMCS

Ruas mais iluminadas e maior sensação de segurança aos cidadãos.  O projeto de Revitalização de Iluminação Pública em Linhas de Ônibus Alimentadores, que está 80% executado, vem melhorando a vida dos cidadãos que diariamente utilizam o transporte coletivo em todas as regiões de Curitiba.

O projeto prevê a troca de 15 mil luminárias e lâmpadas de vapor de sódio (cor laranja) por vapor metálico de alto rendimento (cor branca) no itinerário de aproximadamente 150 linhas de ônibus. São beneficiados apenas os trechos de ruas que acompanham o trajeto dos ônibus alimentadores e que tenham luminárias com lâmpadas de 100 e 150 watts de vapor de sódio (cor laranja). Desta forma, haverá trechos na mesma rua com lâmpadas nas cores laranja e branca.

“Não é possível executar a substituição de todos os pontos de iluminação pública de Curitiba  em um curto período de tempo; afinal são quase 160 mil pontos na cidade. Não há recursos disponíveis para tanto. Por isso priorizamos áreas oferecendo projetos bem definidos e que vão melhorar a iluminação num todo”, explicou o diretor de Iluminação da Secretaria Municipal de Obras Públicas, Fábio Ribeiro de Camargo.

A substituição de luminárias completas (montada com kit plataforma removível, relê fotoelétrico e lâmpada a vapor metálico) deixa as localidades mais claras, já que a luz branca tem melhor índice de reprodução de cores. “É uma tecnologia mais moderna, pela qual há um ganho em eficiência luminosa, apesar de a potência ser praticamente a mesma”, informou o diretor. As novas lâmpadas de vapor metálico são de 150 watts.

A revitalização de iluminação em linhas de ônibus alimentadores acompanha exatamente o caminho feito pelos ônibus alimentadores. É um projeto específico e executado para proporcionar melhor percepção de segurança a população e que será complementado por outros projetos. 

Complementar

Também está em execução um projeto complementar ao de melhoria no caminho dos alimentadores, porém ainda em fase inicial. O projeto Ônibus Seguro está substituindo 5 mil luminárias e lâmpadas de vapor de sódio (cor laranja) por lâmpadas LED (cor branca) em postes de iluminação próximos de pontos de ônibus, principalmente na região periférica da cidade.

O uso de LED no lugar de lâmpada com vapor metálico foi escolhido porque a tecnologia consegue um feixe de luz mais localizado, de melhor uniformidade e índice de reprodução de cor. “Esse feixe de luz é que vai destacar o entorno dos pontos de ônibus”, explicou o engenheiro eletricista da Secretaria de Obras Públicas, Marcos Padovani.

Os dois projetos voltados diretamente ao transporte coletivo da cidade vão substituir, quando finalizados, mais de 10% do total de pontos de iluminação Pública de Curitiba. Os projetos integram o novo Plano de Iluminação Pública de Curitiba, lançado em março do ano passado pelo prefeito Gustavo Fruet, e que já esta com 35% de suas ações executadas. Destaque também para as melhorias de iluminação pública que já foram realizadas em parques (São Lourenço, Tanguá, Barigui), praças e jardinetes (Praça Eufrásio Correia e em especial praças na Vila Nossa Senhora da Luz-CIC), e a revitalização de diversos pontos como no estacionamento do Terminal de ônibus do Boqueirão, em frente à Rodoferroviária, no entorno do quartel do Boqueirão, na Avenida Affonso Camargo e outras avenidas centrais, no entorno do Cemitério do Água Verde, no corredor aeroporto-rodoviária ao longo da Avenida das Torres, e nos viadutos da Affonso Camargo e Marechal Floriano.