Texto: Vanessa Brollo | Edição: Aline Kozak
Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom)
O primeiro Mutirão de Empregos de 2026, realizado pela Prefeitura e o Governo do Estado nesta quarta-feira (28/1), na Rua da Cidadania da CIC, foi marcado por histórias de esperança de pessoas de diferentes idades e trajetórias.
Aprendiz quer ingressar no mercado
A estudante Mariana Barcelos Lopes, de 17 anos, buscou uma vaga de menor aprendiz. Ansiosa para ingressar no mercado de trabalho, ela vê a oportunidade como um primeiro passo para o futuro.
“Ainda não sei em qual área quero atuar, mas tenho certeza de que quero ter meu próprio dinheiro para pagar a faculdade. Estou muito na expectativa de conseguir”, contou Mariana.
Aposentado em busca de oportunidade
Em outra fase da vida, Manoel Francisco busca uma nova chance. Aposentado, ele ficou desempregado há dois meses, após trabalhar como porteiro, e precisa complementar a renda familiar.
“Nota 10 para a estrutura que montaram aqui. Quero começar o ano empregado, tenho família e filho menor de idade, então é preciso correr atrás”, afirmou Manoel.
Currículo para várias empresas
Desempregada há três meses, Juliana de Aguiar saiu do município de Fazenda Rio Grande para levar cinco cópias do currículo ao mutirão na CIC.
“Muito bom poder apresentar meu currículo para várias empresas no mesmo dia. Tenho muitos anos de experiência na área de logística e fé de que vou conseguir um emprego melhor que o anterior”, disse Juliana.
Pertinho de casa
Morador da CIC, Paulo Sérgio Almeida destacou a facilidade de participar do evento no bairro. Ex-motorista de ambulância, ele está há seis meses desempregado e aberto a novas oportunidades.
“Vou passar por várias entrevistas e tenho esperança de sair daqui empregado”, comentou Paulo.
Grande procura
O Mutirão de Empregos registrou grande procura de interessados logo nas primeiras horas, com mais de 500 senhas distribuídas antes mesmo da abertura oficial, às 9h. A feira ofertou mais de 5 mil vagas de emprego, distribuídas em diversos setores, com oportunidades disponibilizadas por 63 empresas e vagas já cadastradas no Sistema Nacional de Emprego (Sine).
O vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins, deu as boas-vindas aos candidatos e destacou a importância do trabalho como motor de transformação social e desenvolvimento pessoal.
“O emprego é o que faz a vida girar, é o que permite sonhar, organizar a vida, cuidar da família e crescer. Nosso objetivo é desenvolver pessoas, criar oportunidades e não deixar ninguém para trás. Tenho certeza de que muitos sairão daqui hoje encaminhados ou já empregados. E quem não conseguir agora, não desista”, afirmou o secretário.
O mutirão tem como objetivo aproximar empresas contratantes de trabalhadores que buscam uma oportunidade, ampliando o acesso ao emprego e fortalecendo as políticas públicas de geração de renda na cidade.
Ao longo do dia, as empresas realizaram entrevistas no local e muitos candidatos já saíram encaminhados para contratação imediata.
O mutirão também contou com uma estrutura de apoio aos trabalhadores, incluindo sala para confecção de currículos equipada com rede para conexão de impressoras, espaço para palestras rápidas com orientações sobre comportamento no ambiente de trabalho e postura em entrevistas, uma sala calma para atendimento de pessoas autistas e um local de apoio para armazenamento de materiais.
Presenças
Estiveram na abertura do mutirão, pela SMDEI, os superintendentes Sérgio Bento e Dimas José Bueno, e os diretores Fabiano Ferreira Vilaruel, Vinicius dos Santos Silva, Edson Santiago Mariano e Henrique Domakoski. Também participaram Rudimar Fedrigo, administrador regional da CIC; Rafael Aurélio dos Santos, gerente da Agência do Trabalhador; e João Barreto, presidente da Associação das Empresas da CIC (Aecic).