Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Rumo ao Meio Milhão

Tons de rosa, branco e lilás vão dar um colorido diferente ao canteiro central da Avenida Silva Jardim

Prefeitura de Curitiba planta 500 mudas de manacá-da-serra no canteiro central da Avenida Silva Jardim. Curitiba, 14/05/2025. Foto: Renato Prospero/SECOM

Os 3,1 quilômetros do canteiro central da Avenida Silva Jardim, entre os bairros Batel, Água Verde e Rebouças, vão ficar mais coloridos e terão mais pássaros nos próximos anos. Desde segunda-feira (13/5), as equipes do Departamento de Arborização e Produção Vegetal, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, estão fazendo o plantio de 500 árvores da espécie manacás-da-serra. 

O plantio faz parte do programa Meio Milhão de Árvores para Curitiba, que tem a meta de plantar 500 mil árvores nos próximos quatro anos na cidade. Desde o início de janeiro deste ano já foram plantadas mais de 60 mil novas árvores em Curitiba. Nas calçadas laterais da Avenida Silva Jardim já foram plantados 200 ipês brancos, no trecho entre as ruas Castro Alves e João Negrão. 

De acordo com o diretor de Arborização e Produção Vegetal, José Roberto Roloff, os plantios no canteiro central devem ser concluídos em dois meses. Durante os trabalhos, que são feitos das 8h30 às 16h, uma das faixas da pista da direita, ao lado do canteiro central da Avenida Silva Jardim, fica bloqueada para o caminhão descarregar as novas mudas de árvores.

O trecho é bem sinalizado com cones e placa de orientação. Durante os plantios, foram encontradas algumas espécies de árvores plantadas pelos moradores de forma irregular no canteiro central da Avenida Silva Jardim, como árvores de abacate, mangas, oliveiras, ora-pro-nóbis e bougainvilles.

“Encontramos árvores frutíferas e das mais diversas espécies que não condizem com arborização viária que estamos fazendo. Essas árvores irregulares serão removidas e levadas para o Horto da Barreirinha para serem cuidadas. Todo o plantio em áreas públicas precisa ser autorizado por equipes técnicas do Meio Ambiente”, explicou Roloff.

O paisagismo feito com os manacás-da-serra terão flores em tons branco, rosa e lilás. 

Benefícios

Roloff também destacou a importância do plantio numa avenida com grande fluxo de veículos e os benefícios que isso traz.

“Estamos fazendo esse plantio para melhorar as condições climáticas da nossa cidade. Aqui é uma via com muita circulação de veículos. Com esse plantio, no futuro vai diminuir a poluição sonora e o nível de ruído. Vamos ter mais sombras para reduzir  as zonas de calor, além do embelezamento com a florada das árvores”, explicou. 

A ampliação da arborização faz parte das estratégias de adaptação e mitigação às mudanças climáticas, da melhora da drenagem, da redução do efeito de ilhas urbanas de calor e proteção dos rios de Curitiba.

OUÇA AQUI

José Roberto Roloff, diretor de Arborização e Produção Vegetal

No preview available

Capital mais arborizada

O Censo Demográfico 2022: Características Urbanísticas do Entorno dos Domicílios, divulgado no dia 17 de abril pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou Curitiba como a quarta capital mais arborizada do Brasil, atrás apenas de Campo Grande (MS), Goiânia (GO) e Palmas (TO).     

A média nacional de ruas que possuem pelo menos uma árvore é de 66%. Em Curitiba, esse índice é de 85,2%.

Benefícios das árvores nas cidades

  • Auxiliam na purificação e umidade do ar, com a redução da poluição.
  • Ajudam a controlar a temperatura urbana.
  • Funcionam como barreira para amenizar os ruídos nas vias públicas.
  • Atuam na manutenção da umidade relativa do ar em nível adequado.
  • Causam bem-estar psicológico e físico.
  • Servem de abrigo e de alimentação para a Fauna Silvestre urbana.
HTML snippet. Press Enter to type after or press Shift + Enter to type before the widget