Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Cidadania

Curitiba adere a programas nacionais para promover a inclusão social dos catadores autônomos de materiais recicláveis

Prefeito Eduardo Pimentel com o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, a secretária do Meio Ambiente, Marilza Dias, e demais autoridades, adere ao programa Conexão Cidadã. Curitiba, 09/05/2025. Foto: Pedro Ribas/SECOM

Curitiba aderiu a dois importantes programas nacionais em benefício dos catadores e catadoras autônomos de material reciclável da cidade. O prefeito Eduardo Pimentel e o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, assinaram nesta sexta-feira (9/5) a adesão de Curitiba ao programa Conexão Cidadã, para promover a inclusão dos catadores autônomos de materiais recicláveis da capital paranaense. No mesmo ato, Curitiba também aderiu ao programa nacional Diogo de Sant'Ana Pró-Catadoras e Pró-Catadores para a Reciclagem Popular.

O evento aconteceu no Memorial de Curitiba, no Largo da Ordem, e reuniu também o diretor de Gestão de Pessoas, Controladoria e Logística da Fundação Banco do Brasil, Gilson Lima, e o mobilizador nacional do Conexão Cidadã, Luiz Henrique Silva, presidente da União Nacional dos Catadores (Unicatadores), central que reúne cooperativas de todo o Brasil.

Segundo o prefeito Eduardo Pimentel, a adesão de Curitiba aos programas nacionais será mais um avanço nas políticas da capital paranaense para melhorar a qualidade de vida dos catadores de materiais recicláveis autônomos da cidade.

“Esses projetos só acontecem aqui porque Curitiba é uma cidade de união, de diálogo. Essas ações vão trazer capacitação para quem precisa. Um projeto que tem porta de entrada e saída e vai dar oportunidade a quem precisa se qualificar. Esses catadores autônomos serão identificados e poderão buscar seus direitos”, disse Eduardo Pimentel. 

Ele ressaltou que a Prefeitura de Curitiba trabalha melhorar as condições dos catadores e catadoras com o programa Ecocidadão, que existe desde 2007. Atualmente são 1 mil catadores participantes, que recebem cerca 3 mil toneladas de resíduos recicláveis por mês nas 50 associações formalizadas e contratadas formalmente pela Prefeitura.

OUÇA AQUI

Prefeito Eduardo Pimentel 


No preview available
No preview available


Cada cooperativa participante do Ecocidadão é remunerada conforme a quantidade de material recebido e valor utilizado para cobrir as despesas. O lucro vem da venda dos materiais separados em barracões que atendem esta etapa da cadeia do lixo.

A adesão ao programa Conexão Cidadã também representa uma oportunidade de formalizar os catadores informais de materiais recicláveis para serem incluídos no programa Ecocidadão

A secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, explicou que os dois termos de adesão assinados nesta sexta-feira (9/5) vão melhorar as condições dos catadores e catadoras. 

“São duas ações importantes que vão ampliar nossa articulação e teremos um diálogo mais próximo com o governo federal e com o comitê interministerial para apoio ao trabalho dos catadores e catadoras”, afirmou Marilza. 

Conexão Cidadã

O programa Conexão Cidadã é uma parceria entre a Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (Ancat) e a Fundação Banco do Brasil. Em Curitiba, também conta com a parceria da Prefeitura e do Sebrae. Um trailer ficará na cidade para fazer a busca ativa dos catadores autônomos. O veículo será levado aos bairros que concentram o maior número desses trabalhadores. 

Todo o serviço será gratuito para os catadores e catadoras, que poderão tirar documentos e ter acesso a direitos e oportunidades, promovendo inclusão social e fortalecendo a cidadania de trabalhadores em condições de vulnerabilidade. 

O ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, lembra que o Conexão Cidadã tem o potencial de incluir o público que ainda está fora dos programas sociais. "Alcançaremos com Curitiba a sexta e última capital do país dentro do projeto-piloto. Curitiba foi a capital escolhida na região sul e esperamos que repita o sucesso das outras cidades", afirmou Macêdo. 

Com apoio do Banco do Brasil, o programa está presente em Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba e Recife. Por meio de parceria com a iniciativa privada, o programa atua ainda na cidade de São Paulo (apoio do Instituto Heineken) e Salvador (Instituto Heineken e Tetrapak).

“Para nós, é motivo de muito orgulho chegarmos com o Conexão Cidadã em uma cidade tão importante como Curitiba. O atendimento a catadores e catadoras autônomos é fundamental para maior inclusão social deste grupo de trabalhadores, com dignidade e oportunidades”, destacou Luiz Henrique Silva, da Unicatadores.

Presenças

Acompanharam o evento os secretários municipais do Governo, Marcelo Fachinello, da Comunicação Social, Marc Sousa, de Segurança Alimentar e Nutricional, Leverci Silveira Filho, e da Mulher e Igualdade Étnico-Racial, Marli Teixeira Leite; os presidentes da Fundação de Ação Social (FAS), Renan de Oliveira Rodrigues, e da Fundação Cultural de Curitiba, Marino Galvão Júnior; o chefe de Relações Internacionais e do Cerimonial da Prefeitura, Rodolpho Zannin Feijó.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente também foi representada pelo superintendente de Obras e Serviços, Jean Brasil; os diretores de Educação Ambiental, Leila Maria Zem; de Recursos Hídricos e Saneamento, Antônio Carlos Gerardi; de Pesquisa e Conservação da Fauna, Edson Evaristo; de Eficiência Energética e Geração de Energias Renováveis, João Carlos Fernandes; e de Mudanças Climáticas, Felipe Maia Ehmke;  

Também compareceram o diretor-técnico do Sebrae/PR, César Rissete; o deputado federal por São Paulo Rui Falcão; a deputada estadual Ana Júlia; o presidente da Câmara, vereador Tico Kuzma; e os vereadores Angelo Vanhoni; Jasson Goulart; Meri Martins; Serginho do Posto e Vanda de Assis.