A ocupação do terreno da Prefeitura de Curitiba localizado no cruzamento das ruas Amintas de Barros e Mariano Torres será assumida pela Adetur Rotas do Pinhão – Agência de Desenvolvimento Turístico da Região Rotas do Pinhão – Curitiba e Região Metropolitana. O local receberá a sede da associação que congrega 25 dos 29 municípios da Região Metropolitana e que é responsável pela articulação e monitoramento das iniciativas de turismo regional.
A Prefeitura de Curitiba e os integrantes da Agência assinaram a permissão de uso do terreno e o termo de responsabilidade, nesta sexta-feira (5/9), na sede da Secretaria de Administração e Tecnologia da Informação (Smati), no bairro São Francisco. O decreto foi publicado no Diário Oficial de quarta-feira (3/9). A partir de agora, a Adetur é a responsável pelo terreno.
O secretário da Smati, Elisandro Frigo, destacou a importância da formalização da ocupação e do edital de chamamento público. “O prefeito Eduardo Pimentel tem se empenhado para que o Centro se fortaleça cada vez mais”, observou Frigo ao lembrar que várias instituições de interesse social têm interesse nos imóveis da Prefeitura de Curitiba.
A Adetur participou do primeiro chamamento preparado pelo Departamento de Gestão do Patrimônio da Smati e foi a segunda colocada classificada para a ocupação deste imóvel. Diante da desistência da primeira instituição pontuada, a Associação foi convocada.
Permissões de uso
A superintendente de Administração da Smati, Alessandra Calado de Melo Paluski, ressaltou durante a assinatura que a Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos possibilita a habilitação de instituições para a concessão de permissões de uso, assegurando transparência e ampla participação. Ela lembrou que das 64 inscritas, 34 apresentaram a documentação exigida. Afirmou ainda que o processo de ocupação será acompanhado e fiscalizado pelo Instituto Municipal de Turismo. As servidoras do Departamento de Gestão do Patrimônio da Smati, Marcia Czornei e Ana Carolina Gonçalves, participaram da assinatura.
Servidora do Departamento de Gestão do Patrimônio da Smati, Marcia Czornei
Regionalização do turismo
O presidente do IMT, Rodrigo Dalla Bona Swinka, também comemorou a assinatura. Ele e a assessora técnica do Instituto, Elaine Rodrigues Leal, lembraram que Curitiba participa da Associação e do Conselho da Adetur Rotas do Pinhão.
“Esta parceria consolida o programa de regionalização do turismo, que é um trabalho conjunto dos municípios, Associação, governos estadual e federal”, disse Swinka.
“A gente depende do turismo da Região Metropolitana para aumentar o tempo de permanência do turista no município de Curitiba. Quando o turista tem mais opções de passeios e de lazer, ele tende a voltar mais vezes para o destino”, completou Leal.
Elaine Rodrigues Leal, Assessora técnica do Instituto Municipal de Turismo.
Os representantes do IMT lembraram ainda que a localização da sede da Adetur, bem próxima ao Instituto Municipal de Turismo, é um ponto positivo. “Nós temos uma relação muito próxima, desenvolvemos vários projetos em conjunto”, afirmou Elaine Leal.
O presidente da Adetur Rotas do Pinhão, Eros Consentino Tozetto, apresentou o estudo para a implantação da sede da instituição. “Será um ponto de referência para o turismo regional, um local para debate, mas estará aberto também aos visitantes, que encontrarão informações sobre a oferta de roteiros de turismo na Região Metropolitana”, defendeu.
De acordo com Tozetto, a expectativa é implantar a sede até o fim de 2026.
Território Turístico
O diretor administrativo da Adetur, Geraldo Simião, lembrou que a Associação é uma das chamadas instâncias de governança regional (IGR) reconhecida pelo Ministério do Turismo e pelo Governo do Estado. No Brasil existem, segundo ele, 342 regiões (IGR), das quais 18 estão localizadas no Paraná.
“O trabalho no segmento do turismo é feito de forma integrada, para que não percamos os esforços necessários para fortalecer esse setor da economia”, disse.
A formalização na Prefeitura de Curitiba possibilita que a Adetur busque recursos junto ao Ministério do Turismo. O diretor técnico da Adetur, arquiteto Otávio Urquiza Chaves, autor do estudo para a implantação da nova sede, também participou da assinatura.