Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Responsabilidade

Terreno da Prefeitura no Centro será ocupado por associação regional de turismo

Imóvel do patrimônio público da prefeitura é cercado com tapumes pela Secretaria de Obras na esquina da Mariano Torres com Amintas de Barros. Curitiba, 02/09/2025. Foto: Valquir Kiu Aureliano/SECOM

A ocupação do terreno da Prefeitura de Curitiba localizado no cruzamento das ruas Amintas de Barros e Mariano Torres será assumida pela Adetur Rotas do Pinhão – Agência de Desenvolvimento Turístico da Região Rotas do Pinhão – Curitiba e Região Metropolitana. O local receberá a sede da associação que congrega 25 dos 29 municípios da Região Metropolitana e que é responsável pela articulação e monitoramento das iniciativas de turismo regional.

A Prefeitura de Curitiba e os integrantes da Agência assinaram a permissão de uso do terreno e o termo de responsabilidade, nesta sexta-feira (5/9), na sede da Secretaria de Administração e Tecnologia da Informação (Smati), no bairro São Francisco. O decreto foi publicado no Diário Oficial de quarta-feira (3/9). A partir de agora, a Adetur é a responsável pelo terreno.

O secretário da Smati, Elisandro Frigo, destacou a importância da formalização da ocupação e do edital de chamamento público. “O prefeito Eduardo Pimentel tem se empenhado para que o Centro se fortaleça cada vez mais”, observou Frigo ao lembrar que várias instituições de interesse social têm interesse nos imóveis da Prefeitura de Curitiba.

A Adetur participou do primeiro chamamento preparado pelo Departamento de Gestão do Patrimônio da Smati e foi a segunda colocada classificada para a ocupação deste imóvel. Diante da desistência da primeira instituição pontuada, a Associação foi convocada.

Permissões de uso

A superintendente de Administração da Smati, Alessandra Calado de Melo Paluski, ressaltou durante a assinatura que a Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos possibilita a habilitação de instituições para a concessão de permissões de uso, assegurando transparência e ampla participação. Ela lembrou que das 64 inscritas, 34 apresentaram a documentação exigida. Afirmou ainda que o processo de ocupação será acompanhado e fiscalizado pelo Instituto Municipal de Turismo. As servidoras do Departamento de Gestão do Patrimônio da Smati, Marcia Czornei e Ana Carolina Gonçalves, participaram da assinatura.


No preview available

Servidora do Departamento de Gestão do Patrimônio da Smati, Marcia Czornei 


Regionalização do turismo

O presidente do IMT, Rodrigo Dalla Bona Swinka, também comemorou a assinatura. Ele e a assessora técnica do Instituto, Elaine Rodrigues Leal, lembraram que Curitiba participa da Associação e do Conselho da Adetur Rotas do Pinhão.

“Esta parceria consolida o programa de regionalização do turismo, que é um trabalho conjunto dos municípios, Associação, governos estadual e federal”, disse Swinka.

“A gente depende do turismo da Região Metropolitana para aumentar o tempo de permanência do turista no município de Curitiba. Quando o turista tem mais opções de passeios e de lazer, ele tende a voltar mais vezes para o destino”, completou Leal.


No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available

Elaine Rodrigues Leal, Assessora técnica do Instituto Municipal de Turismo.


Os representantes do IMT lembraram ainda que a localização da sede da Adetur, bem próxima ao Instituto Municipal de Turismo, é um ponto positivo. “Nós temos uma relação muito próxima, desenvolvemos vários projetos em conjunto”, afirmou Elaine Leal.

O presidente da Adetur Rotas do Pinhão, Eros Consentino Tozetto, apresentou o estudo para a implantação da sede da instituição. “Será um ponto de referência para o turismo regional, um local para debate, mas estará aberto também aos visitantes, que encontrarão informações sobre a oferta de roteiros de turismo na Região Metropolitana”, defendeu.

De acordo com Tozetto, a expectativa é implantar a sede até o fim de 2026.

Território Turístico

O diretor administrativo da Adetur, Geraldo Simião, lembrou que a Associação é uma das chamadas instâncias de governança regional (IGR) reconhecida pelo Ministério do Turismo e pelo Governo do Estado. No Brasil existem, segundo ele, 342 regiões (IGR), das quais 18 estão localizadas no Paraná.

“O trabalho no segmento do turismo é feito de forma integrada, para que não percamos os esforços necessários para fortalecer esse setor da economia”, disse.

A formalização na Prefeitura de Curitiba possibilita que a Adetur busque recursos junto ao Ministério do Turismo. O diretor técnico da Adetur, arquiteto Otávio Urquiza Chaves, autor do estudo para a implantação da nova sede, também participou da assinatura.