Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Encontro Curitiba DTI

Curitiba acelera rumo ao turismo inteligente e lança rede nacional de inovação no setor

Curitiba acelera rumo ao turismo inteligente e lança rede nacional de inovação no setor. Foto: Divulgação

Curitiba deu mais um passo na consolidação como Destino Turístico Inteligente (DTI). Nesta quarta-feira (3/9), no Sebrae, representantes do setor público, privado e acadêmico se reuniram no Encontro da Governança Curitiba DTI, que marcou a evolução dos projetos locais e trouxe novidades de alcance nacional para o setor.

Um dos destaques foi o anúncio do lançamento do Plano de Ação da Rede DTI Brasil, apresentado por Janaina Reatti, gerente de Promoção e Eventos do Instituto Municipal de Turismo. A iniciativa busca criar uma rede colaborativa nacional, conectando destinos que trabalham para se tornar inteligentes, sustentáveis e inovadores.

A programação incluiu ainda uma rodada de apresentações entre membros da Rede DTI Brasil e da Governança local, fortalecendo o intercâmbio de experiências.

Durante o encontro, foram apresentados os avanços dos quatro grupos de trabalho que estruturam a Governança Curitiba DTI. Cada grupo destacou ações em andamento que reforçam a competitividade e a atratividade do destino.

Relatório de maturidade

Outro destaque da programação foi a apresentação do Relatório de Monitoramento da Maturidade do Programa Turismo Futuro Brasil (PTFB), conduzida por Wellington de Medeiros, coordenador de DTI no Instituto Municipal de Turismo. O relatório mede o avanço de Curitiba nas oito áreas estratégicas do programa: Governança, Sustentabilidade, Inovação, Inteligência, Marketing, Acessibilidade, Experiência e Segurança.

Os resultados consolidam a evolução de Curitiba em relação à oficina presencial realizada em maio e permitem comparar o desempenho da cidade com as outras 11 participantes do PTFB. 

Tecnologia a serviço do turismo

Encerrando a programação, o empresário Aroldo Schultz, fundador e presidente do Grupo Schultz, apresentou a plataforma de inteligência artificial Wikitravel.ai, que promete transformar a forma como viajantes acessam informações sobre destinos. Com quase quatro décadas de atuação e um histórico de inovações no setor, Schultz reforçou a importância da tecnologia para tornar o turismo mais inclusivo e acessível

Presenças

O encontro contou com a presença do secretário municipal de Turismo de Gramado, Ricardo Bertolucci Reginato, acompanhado de Francieli Berti, coordenadora de Inovação, Inteligência e Sustentabilidade. Além das consultoras Fernanda Maia e Vanessa Leal, do Instituto Cidades do Futuro.