Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Parceria para a cidadania

Terceiro Setor conhece proposta da Prefeitura para a Terceira Idade

Terceiro Setor conhece proposta do Desenvolvimento Humano para a Terceira Idade. Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano (SMDH) apresentou a representantes de organizações da sociedade civil (OSCs) o projeto de estruturação de espaços de convivência para idosos, que hoje são 320 mil habitantes da cidade. O objetivo é criar locais onde eles possam passar o dia de forma lúdica e saudável e, no final do período, voltar para casa onde moram com a família.

A secretária da pasta, Amália Tortato, abriu o evento. “Com mais opções de espaços de convivência, as famílias sem condições de ficar com os idosos de dia não precisarão recorrer à institucionalização. A gestão do prefeito Eduardo Pimentel trabalha para que Curitiba esteja preparada para atender à demanda crescente da população 60+”, disse. Para isso, as OSCs interessadas receberão suporte técnico e ajuda financeira por meio de parcerias.

Espaços de qualidade de vida

O superintendente da SMDH, Carlos Eduardo Pijak Júnior, e a coordenadora da Gerência da Pessoa Idosa do órgão, Eluane Sanchez, apresentam o conceito de espaço de convivência e o processo de elaboração dos planos de trabalho e acordos de cooperação técnica. “Nesses espaços, que podem funcionar ou serem ampliados nessas entidades, pessoas a partir de 60 anos de Curitiba poderão participar de atividades em grupo ou individualmente, com liberdade e sem custo”, explicou Eluane.

No preview available
No preview available
No preview available

Eluane Sanchez, coordenadora da Gerência da Pessoa Idosa da SMDH.

O vice-presidente da Associação Paranaense do Diabético (Apad), Nivaldo Assumpção, elogiou a iniciativa. “Essa oportunidade está me abrindo a visão. Temos muita coisa para buscar e a solução está perto. Podemos ampliar muito o alcance dos nossos grupos de convivência”, disse.

No preview available
No preview available
No preview available

Nivaldo Assumpção, vice-presidente da Apad. 

Também participaram da reunião representantes do Grupo Nova Vida, Igreja Batista do Bacacheri, Primeira Igreja Batista do Tatuquara, Senac, Espaço UFPR 60+, Associação dos Moradores do Conjunto Cassiopeia, Igreja Nossa Senhora do Rosário de Belém, Centro de Assistência Social Divina Misericórdia e Igreja Alcance.