Nos próximos dias, funcionários da Rua da Cidadania do Tatuquara vão distribuir aos moradores um folheto que orienta como fazer o descarte correto de entulhos e objetos inservíveis.
Isso porque a região já conta com um Ecoponto no bairro Campo do Santana, na Rua Teresa de Freitas Tavares, 331, que é local adequado para receber este material e dar a destinação correta, mas ainda registra muitos casos de descarte indevido em pontos irregulares conhecidos como “bota-fora”.
Como nos demais equipamentos, no Ecoponto do Campo do Santana, cada pessoa pode levar até um metro cúbico por dia de restos de construção, madeira ou poda. Móveis velhos e utensílios domésticos inservíveis de grande porte, materiais recicláveis, aparelhos eletroeletrônicos e óleo de cozinha pós-consumo também são recebidos.
Caso o morador não consiga levar, pode colocar o material na frente de casa e solicitar a coleta pelo 156. Um caminhão da Secretaria Municipal do Meio Ambiente faz o recolhimento sem nenhum custo, encaminhando o material para a destinação correta.
Cidade limpa
Com o incentivo ao uso do Ecoponto, o objetivo é reduzir o descarte indevido de materiais que podem parar nos rios, causando doenças e enchentes.
A orientação aos moradores acontece simultaneamente com o trabalho de remoção de entulhos nos bairros Tatuquara e Campo do Santana, realizado pelas equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. As equipes já percorreram as vilas Monteiro e Moradias Lagunas, no Tatuquara.
40 toneladas de entulho
De acordo com Edélcio Marques do Reis, diretor do Departamento de Limpeza Pública da SMMA, na Regional Tatuquara são recolhidas em média 40 toneladas de entulho que são descartadas em áreas públicas.
“O descarte correto do lixo torna a cidade mais agradável, evita doenças e facilita o nosso trabalho. É mais difícil e mais caro ter que ficar vasculhando esses ‘bota-fora’ irregulares pelos bairros”, explicou Edélcio.
Segundo ele, a SMM mobiliza em média 64 equipes, que coletam 4 mil toneladas por mês de material em locais impróprios na cidade inteira, como rios, fundos de vale, finais de rua, praças, etc. Além disso, são coletadas 256 toneladas/mês de resíduos (sofá, geladeira, fogão, pneus, caliça, madeira, entulhos, entre outros) descartados inadequadamente.
“Por isso a Prefeitura implantou os Ecopontos, com objetivo de facilitar o trabalho de logístico e ao mesmo tempo tornar mais fácil a vida do cidadão”, disse Edélcio.
Com funciona o Ecoponto
O Ecoponto funciona de segunda a sábado, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Para o descarte, os resíduos devem estar devidamente separados e ser depositados conforme indicação do funcionário presente no local.
Serviço: Ecoponto Campo do Santana
Local: Rua Teresa de Freitas Tavares, 331
Horário: de segunda a sábado, das 8h às 12h e das 13h às 17h