Apresentação musical, aula de ritmos e informações sobre a alimentação marcaram a comemoração da Semana da Saúde Mental na Rua da Cidadania do Tatuquara, na tarde desta terça-feira (11/10).
O evento faz parte das ações criadas para celebrar o Dia Mundial da Saúde Mental (10 de outubro) e continuam até sexta-feira (14/10), com eventos descentralizados pelos bairros. As atividades fazem parte do Curitiba Viva Bem, conjunto de políticas públicas da Prefeitura para a promoção do bem-estar e qualidade de vida na cidade.
“Nossa ideia aqui foi reunir servidores de diferentes áreas e também pessoas da comunidade porque pensamos a saúde mental de forma transversal”, explicou a supervisora do Distrito Sanitário do Tatuquara, Luciana Kusman.
Comida saudável e saúde bucal
Além de contemplar ações de entretenimento, o evento também abordou o cuidado com a alimentação saudável, com explanação da nutricionista Juliana Pinheirinho Catenhede e também os cuidados com saúde bucal, com a dentista Cristina Miho Ikuta.
“Pacientes com quadros graves de depressão costumam se descuidar, em especial da saúde bucal. Por isso estamos trazendo este tema aqui também”, justificou Luciana.
Música autoral
Com organização da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), foram ofertadas à comunidade durante o evento na Rua da Cidadania do Tatuquara uma apresentação musical com Estrela Leminski (voz) e Téo Ruiz (violão), pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC).
O duo está percorrendo todas as regionais administrativas da cidade e apresentou composições autorais. “Só falta o Boqueirão. É um trabalho que a gente gosta muito porque não adianta sair em turnê antes de se conectar com as pessoas da nossa cidade”, disse Estrela Leminski.
Os participantes também se divertiram com uma aula de ritmos dirigida pela professora da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) Lorena Isabel Bylnoski.
Participaram também do evento, o administrador regional Marcelo Ferraz, chefes de núcleo, servidores, assistidos pelo Caps Tatuquara e pessoas da comunidade.
A Semana da Saúde Mental em Curitiba é uma realização da SMS, Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feaes) e do Conselho Municipal de Saúde (CMS) em parceria com as secretarias de Defesa Social e Trânsito, Esporte, Lazer e Juventude, Educação, Meio Ambiente e Governo Municipal, por meio do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência; Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e Fundação de Ação Social (FAS).
Curitiba Viva Bem é uma política pública e uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, assim como a mobilidade urbana, sustentabilidade, empreendedorismo de impacto, cultura da inovação como processo social e cidade educadora. A importância da saúde e bem-estar para os curitibanos motivou a Prefeitura a mobilizar todas as áreas da gestão pública, que estão ampliando as ações de forma conjunta através do Curitiba Viva Bem.