A startup Truckhelp, que ficou instalada no Worktiba Barigui entre 2018 e 2019, fez a doação de 100 frascos de álcool em gel para três associações do programa Ecocidadão, da Prefeitura. Os insumos vão reforçar as medidas de proteção dos trabalhadores da reciclagem contra a disseminação do novo coronavírus.
Os beneficiados foram os integrantes da Associação Vida Nova, no Capão Raso; da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Arexi, no Guaíra; e da Arepar, no Parolin.
Para o CEO da Truckhelp, Marco Antonio Francisconi, este tipo de ação no momento em que a sociedade vive é extremamente importante. “Também é uma forma de retribuirmos o que tivemos durante o nosso período no Worktiba”, reconheceu.
A startup, que nasceu para auxiliar caminhoneiros nas necessidades diárias dos veículos e viagens, passou a ajudar esses trabalhadores em insumos e alimentos desde que começou a pandemia do novo coronavírus.
A Randon Ventures, do Grupo Randon, gigante do setor de implementos rodoviários e investidora da Truckhelp, forneceu os frascos de álcool em gel, que inicialmente foram destinados a uma grande ação com os caminhoneiros.
“O excedente nós queríamos destinar a outros grupos de trabalhadores que estivessem precisando”, contou Francisconi. “Foi quando a Gabriela Berger (assessora do Instituto Municipal de Administração Pública) nos falou sobre o pessoal que trabalha com a reciclagem”, completou o empresário.
Boas ações
As associações do Ecocidadão vem recebendo doações de máscaras, luvas, álcool em gel e alimentos de diversas empresas e setores da sociedade. Há campanhas em andamento, como a promovida pelo Instituto Lixo Zero, para arrecadação de EPIs; e da Ordem dos Advogados do Brasil, para doação de cestas básicas.
O município vem tomando as medidas de orientação e fornecimento de EPIs, além de ter implementado a política de quarentena do material reciclável a ser separado nas associações.