A sexta-feira (30/5) foi marcada por emoção no auditório da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), com o sorteio que definiu a destinação das casas e sobrados do Moradias Castanheira, conjunto com 54 unidades em fase final de obras na CIC. Participaram famílias que vivem na Vila Ulisses Guimarães, ocupação irregular situada às margens do Ribeirão dos Padilha, no Pinheirinho.
Quem passa em frente ao canteiro, na Rua Manoel Valdomiro de Macedo, percebe o movimento de operários e máquinas trabalhando para finalizar a obra, com previsão de entrega até o final de julho. A construção destas 54 moradias significa a conclusão do conjunto – que conta com 88 unidades, das quais 34 já foram entregues.
A vendedora Karin Cristina, 33 anos, estava entre as participantes do sorteio e demonstrou grande alegria em estar prestes a ter seu primeiro imóvel próprio regularizado, onde vai morar com a filha, Heloíse, de 2 anos, e a mãe, Claudineia.
“Estou feliz com a mudança, porque viver em área irregular gera muita insegurança, é como não ser dona da própria casa. No Castanheira teremos tudo documentado e vamos morar em uma região ótima, que tem tudo por perto”, disse, animada.
O Moradias Castanheira fica próximo à Administração Regional da CIC, em região amplamente atendida por equipamentos públicos, como CMEI, escola, além de terminal de ônibus, serviços e comércios.
Laços de vizinhança
O sorteio realizado pela Cohab priorizou dois grupos: o primeiro a escolher foi composto por famílias com pessoas idosas ou com deficiência, enquanto o segundo foi formado por moradores que escolheram manter os laços de vizinhança que possuem na área de origem, caso de Karin e a mãe, Claudineia.
Há mais de três décadas elas são vizinhas da dona de casa Lucivane de Souza, 54, e assim continuarão na casa nova, pois as duas famílias entraram no grupo com esta prioridade durante o sorteio.
“Muito bom poder continuar do lado de quem já estamos acostumadas há tanto tempo. Essa amizade que temos faz parte do nosso dia a dia e é uma felicidade saber que vamos estar juntas no novo conjunto”, disse Lucivane.
A gerente de vendas, Lilian Marcílio, 25 anos, vai poder criar os dois filhos, de 3 e 1 ano de idade, com mais tranquilidade na casa nova. Moradora da Vila Ulisses Guimarães desde 2011, ela conta das dificuldades enfrentadas.
“Nossa casa é antiga, não está com uma estrutura boa, chove dentro. E como é uma área irregular eu sabia que não valeria a pena investir. Mas agora tudo vai mudar e com certeza vamos ter uma condição melhor na casa nova”, salienta.
Infraestrutura e recuperação ambiental
Além da construção das 54 moradias, com implantação de ruas pavimentadas, calçadas, redes de drenagem, água e esgoto, o contrato também prevê a execução de obras de recuperação ambiental no local de onde as famílias serão retiradas, nas margens do Ribeirão dos Padilhas.
A vegetação nativa, que foi degradada pela ocupação indevida, será recomposta e também será implantada uma área de lazer para uso da comunidade, o que ajudará a evitar uma nova ocupação irregular no local.
“Essa obra enfrentou alguns problemas ao longo dos últimos anos. Assumimos a Cohab em janeiro com a missão de destravar os obstáculos e felizmente vamos conseguir entregar mais essas moradias para a população curitibana”, ressalta o presidente da Cohab, André Baú.