A contagem regressiva já começou para os futuros moradores do Residencial Best Life, conjunto de 176 apartamentos no bairro Atuba. A entrega das chaves está marcada para o próximo sábado (25/10), momento muito aguardado pelas famílias que vão realizar o sonho da casa própria.
Entre as contempladas está Rosane da Luz, de 53 anos, inscrita na Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) há cinco anos. Ela trabalha como auxiliar de logística e está animada com o tão esperado adeus ao aluguel, que atualmente paga para morar em uma casa em Piraquara, na região metropolitana.
Após mais de quatro décadas vivendo em Curitiba, há dois anos ela precisou deixar a capital para conseguir pagar um aluguel menor. Com a conquista do imóvel próprio pela Cohab, ela volta para a cidade onde criou as duas filhas.
“Estou muito feliz. Minha primeira casa própria aos 53 anos. Pagar aluguel é complicado, não podemos pintar, nem fazer nada sem autorização. No meu apartamento quero fazer uma cozinha planejada e pintar da cor que eu quiser”, comemora.
Condições acessíveis
A alegria é ainda maior porque a prestação tem um valor mais baixo do que o aluguel que ela desembolsa mensalmente. As vantagens do programa habitacional curitibano auxiliaram Rosane a adquirir o apartamento. “Foram oferecidas várias opções e escolhi essa no Atuba. As condições de aquisição foram muito boas, consegui parcelar a entrada e isso facilitou”, destaca.
Ela conta que já começou a encaixotar os pertences e comprou eletrodomésticos novos, que ainda estão embalados. Geladeira, fogão e máquina de lavar serão abertos somente no apartamento novo.
Programa habitacional
O empreendimento é resultado de uma parceria entre a Cohab Curitiba e a iniciativa privada. Ao firmar convênio com o município, a construtora NCC conseguiu dobrar o número de moradias no terreno, por se tratar de habitação de interesse social com parâmetros urbanísticos diferenciados.
Além disso, a Prefeitura concedeu isenções fiscais — como IPTU e ISS durante as obras e ITBI na aquisição da área — para viabilizar valores finais mais acessíveis ao comprador.
“Os benefícios oferecidos pelo programa habitacional de Curitiba fecham a conta para que a produção de moradias seja impulsionada e cada vez mais famílias tenham seus imóveis próprios. O lançamento do Casa Curitibana vai possibilitar muitos novos empreendimentos”, explica o presidente da Cohab, André Baú.
A construção do Best Life contou ainda com a participação da Caixa Econômica Federal, que financiou a obra, e do Governo do Estado. Das 176 unidades, 46 foram comercializadas por valores especiais para inscritos da Cohab, e 74 famílias receberam subsídios do programa Casa Fácil Paraná, do Governo do Estado.
O empreendimento
Com localização privilegiada, próxima aos parques Atuba e Bacacheri, escolas, hospitais e linhas de ônibus, o conjunto oferece infraestrutura completa, com academia ao ar livre, área fitness, horta, pomar, coworking, espaço gourmet, lava-car com reuso de água, salão de festas e parquinho. As unidades têm um ou dois quartos, com áreas que variam entre 35 m² e 46 m².
O Best Life é vizinho ao Residencial Divino, conjunto construído com recursos municipais, que teve 72 casas entregues pelo prefeito Eduardo Pimentel em maio e mais 36 unidades em obras com entrega prevista para 2026.
Os dois conjuntos simbolizam diferentes frentes do programa habitacional de Curitiba: enquanto o Divino atende famílias em vulnerabilidade social em área de risco, o Best Life foi construído em parceria com a iniciativa privada para atender inscritos na fila da Cohab.
“Se não fosse pela Cohab, eu não conseguiria. Sou muito grata. Já até indiquei para minhas filhas, que também fizeram a inscrição”, afirma Rosane.