Ir para o conteúdo
Quase lá

Famílias que vão receber casas no Moradias Castanheira vistoriam os imóveis e se emocionam

Os futuros moradores do Moradias Castanheira realizaram a vistoria dos imóveis. Na imagem Claudineia, sua filha Karen, Bruna e a filha Rafaele. Curitiba, 03/10/2025. Foto: Rafael Silva/Cohab

A sexta-feira (3/10) foi um dia histórico na vida de famílias que estão prestes a receber as chaves de suas novas casas no Moradias Castanheira, conjunto construído pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) no CIC.  Elas participaram da vistoria dos imóveis – etapa que antecede a entrega das chaves – e puderam conferir de perto cada detalhe de suas futuras moradias.

Serão entregues 54 casas e sobrados para famílias que vivem em área irregular nas margens do Ribeirão dos Padilha, no Pinheirinho - a chamada Vila Ulisses Guimarães. Entre os futuros moradores está a manicure Caroline de Almeida, 32 anos, que foi às lágrimas enquanto verificava todos os cantos da casa onde viverá com o filho Davi, de 8 anos.

 “É a minha casa onde eu posso fazer o que eu quiser. Por toda a minha história, toda a trajetória da vida da minha mãe, da minha família, é muito gratificante. E em uma região privilegiada, para mim é muita vitória. Essa noite eu nem consegui dormir, acordei umas três vezes de euforia em saber que vai acontecer mesmo”, disse, emocionada.

OUÇA AQUI
Caroline de Almeida, manicure

No preview available
No preview available
No preview available
No preview available

A felicidade também estava estampada no sorriso do pequeno Davi, que poderá ter um quarto maior e já faz planos. “Quero uma mesinha, uma televisão e minha cama vai ficar aqui”, disse, apontando o lugar. Segundo Caroline, na casa atual não há estrutura adequada para arrumar o quarto do filho do jeito que eles sempre sonharam.


Vistoria

Acompanhados por engenheiros da Cohab, os moradores vistoriaram toda a estrutura das casas e sobrados: trincos, portas, se as janelas estão fechando corretamente, as torneiras, o chuveiro, o vaso sanitário, para que tudo esteja funcionando perfeitamente no dia da mudança.

A professora Bruna Karla, 33 anos, e a filha Rafaele, de 16, solicitaram pequenos ajustes em uma das janelas e no trinco da porta. A vida delas será transformada com a conquista. Bruna conta que nos últimos dois anos foram três graves alagamentos na ocupação irregular onde vivem.

“Estragaram nossos móveis, o carro atolava, era um caos. Mas aqui não teremos esses problemas, felizmente. Já está dando um frio na barriga hoje na vistoria, fico imaginando quando for o dia da mudança”, ressaltou Bruna.

Rafaele é estudante do ensino médio e sonha em ser advogada. A jovem elogiou a região onde ficam as novas casas, ao lado da Administração Regional da CIC, em local amplamente atendido por equipamentos públicos, como CMEI, escola, além de terminal de ônibus, serviços e comércios.

“Estou muito feliz, vai ser uma ótima oportunidade para nós melhorarmos de vida. No caminho viemos prestando atenção em tudo. Tem academia perto, terminal, bastante comércio. É um bairro excelente”, disse ela.

Novas vizinhas

O dia das vistorias também foi uma oportunidade para conhecer os novos vizinhos. Bruna e Rafaele irão morar na casa ao lado da vendedora Karin de Souza, 33 anos. Da primeira conversa já surgiu o combinado de juntas construírem o muro para dividir os terrenos.

“Foi muito bom já conhecer nossas novas vizinhas, elas foram muito simpáticas, acredito que vamos nos dar bem. Estou bem feliz com a chance de ter um imóvel regularizado. Onde estamos morando nunca seria nosso de fato, pois é uma área imprópria para moradia”, conta Karin, que foi na vistoria junto com a mãe, Claudinéia.

PRO Curitiba

A obra para conclusão das 54 moradias do Castanheira representou investimentos municipais de R$ 6,57 milhões, como parte do Programa de Revitalização e Obras de Curitiba (PRO Curitiba), que é o maior da história da cidade e engloba mais de R$ 6 bilhões em investimentos da gestão Eduardo Pimentel entre 2025 e 2028. 

Além da construção das 54 moradias, o projeto contemplou implantação de ruas pavimentadas, calçadas, redes de drenagem, água e esgoto. O Moradias Castanheira conta com 88 unidades, das quais 34 já haviam sido entregues.

“Quando assumimos a Cohab, firmamos o compromisso de iniciar novos projetos, mas também centramos esforços em acelerar a finalização de obras que estavam em andamento. Assim foi aqui no Castanheira, onde estamos finalizando uma obra que os moradores aguardavam há anos”, destaca André Baú.