Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Quase lá

Famílias que vão receber casas no Moradias Castanheira vistoriam os imóveis e se emocionam

Os futuros moradores do Moradias Castanheira realizaram a vistoria dos imóveis. Na imagem Claudineia, sua filha Karen, Bruna e a filha Rafaele. Curitiba, 03/10/2025. Foto: Rafael Silva/Cohab

A sexta-feira (3/10) foi um dia histórico na vida de famílias que estão prestes a receber as chaves de suas novas casas no Moradias Castanheira, conjunto construído pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) no CIC.  Elas participaram da vistoria dos imóveis – etapa que antecede a entrega das chaves – e puderam conferir de perto cada detalhe de suas futuras moradias.

Serão entregues 54 casas e sobrados para famílias que vivem em área irregular nas margens do Ribeirão dos Padilha, no Pinheirinho - a chamada Vila Ulisses Guimarães. Entre os futuros moradores está a manicure Caroline de Almeida, 32 anos, que foi às lágrimas enquanto verificava todos os cantos da casa onde viverá com o filho Davi, de 8 anos.

 “É a minha casa onde eu posso fazer o que eu quiser. Por toda a minha história, toda a trajetória da vida da minha mãe, da minha família, é muito gratificante. E em uma região privilegiada, para mim é muita vitória. Essa noite eu nem consegui dormir, acordei umas três vezes de euforia em saber que vai acontecer mesmo”, disse, emocionada.

OUÇA AQUI
⁠⁠⁠⁠⁠⁠⁠Caroline de Almeida, manicure

No preview available
No preview available
No preview available

A felicidade também estava estampada no sorriso do pequeno Davi, que poderá ter um quarto maior e já faz planos. “Quero uma mesinha, uma televisão e minha cama vai ficar aqui”, disse, apontando o lugar. Segundo Caroline, na casa atual não há estrutura adequada para arrumar o quarto do filho do jeito que eles sempre sonharam.


Vistoria

Acompanhados por engenheiros da Cohab, os moradores vistoriaram toda a estrutura das casas e sobrados: trincos, portas, se as janelas estão fechando corretamente, as torneiras, o chuveiro, o vaso sanitário, para que tudo esteja funcionando perfeitamente no dia da mudança.

A professora Bruna Karla, 33 anos, e a filha Rafaele, de 16, solicitaram pequenos ajustes em uma das janelas e no trinco da porta. A vida delas será transformada com a conquista. Bruna conta que nos últimos dois anos foram três graves alagamentos na ocupação irregular onde vivem.

“Estragaram nossos móveis, o carro atolava, era um caos. Mas aqui não teremos esses problemas, felizmente. Já está dando um frio na barriga hoje na vistoria, fico imaginando quando for o dia da mudança”, ressaltou Bruna.

Rafaele é estudante do ensino médio e sonha em ser advogada. A jovem elogiou a região onde ficam as novas casas, ao lado da Administração Regional da CIC, em local amplamente atendido por equipamentos públicos, como CMEI, escola, além de terminal de ônibus, serviços e comércios.

“Estou muito feliz, vai ser uma ótima oportunidade para nós melhorarmos de vida. No caminho viemos prestando atenção em tudo. Tem academia perto, terminal, bastante comércio. É um bairro excelente”, disse ela.

Novas vizinhas

O dia das vistorias também foi uma oportunidade para conhecer os novos vizinhos. Bruna e Rafaele irão morar na casa ao lado da vendedora Karin de Souza, 33 anos. Da primeira conversa já surgiu o combinado de juntas construírem o muro para dividir os terrenos.

“Foi muito bom já conhecer nossas novas vizinhas, elas foram muito simpáticas, acredito que vamos nos dar bem. Estou bem feliz com a chance de ter um imóvel regularizado. Onde estamos morando nunca seria nosso de fato, pois é uma área imprópria para moradia”, conta Karin, que foi na vistoria junto com a mãe, Claudinéia.

PRO Curitiba

A obra para conclusão das 54 moradias do Castanheira representou investimentos municipais de R$ 6,57 milhões, como parte do Programa de Revitalização e Obras de Curitiba (PRO Curitiba), que é o maior da história da cidade e engloba mais de R$ 6 bilhões em investimentos da gestão Eduardo Pimentel entre 2025 e 2028. 

Além da construção das 54 moradias, o projeto contemplou implantação de ruas pavimentadas, calçadas, redes de drenagem, água e esgoto. O Moradias Castanheira conta com 88 unidades, das quais 34 já haviam sido entregues.

“Quando assumimos a Cohab, firmamos o compromisso de iniciar novos projetos, mas também centramos esforços em acelerar a finalização de obras que estavam em andamento. Assim foi aqui no Castanheira, onde estamos finalizando uma obra que os moradores aguardavam há anos”, destaca André Baú.