O Teatro do Paiol recebeu nesta quarta-feira (3/9) dois shows especiais e gratuitos do artista paranaense João Triska. Durante a tarde, o auditório ficou repleto de espectadores que aproveitaram a música e cantaram junto grandes clássicos da música regional brasileira.
Promovida pela Fundação Cultural de Curitiba e viabilizada pela Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar 195/2022), a apresentação reuniu cerca de 200 pessoas - alunos de turmas da Centros de Referência Assistência Social (Cras) Bairro Novo, Xapinhal e Madre Tereza, da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude do Boqueirão, do Centro Pop Dr. Faivre e FAS-SOS e público espontâneo. Pela manhã, foi prestigiado por participantes do Centro de Atenção Psicossocial Matriz.
“Eu acho muito bom tocar para esse público, que necessita e valoriza a cultura. Principalmente a música regional, que é uma forma de trazer luz para nossa identidade cultural como paranaenses”, disse Triska.
O violeiro, cantor e compositor dividiu o palco com Diego Kovalski, no acordeom. No repertório, eles interpretaram os maiores sucessos do álbum Nos Braços dos Pinheirais, lançado por Triska em 2015, além de fandangos, milongas e modas-de-viola.
Viagem no tempo
Para além da voz e viola de Triska e do acordeom de Kovalski, ouviu-se o coro do público que embalou grandes clássicos da música regional brasileira, como Romaria, de Renato Teixeira, e Chalana, de Mário Zan e Arlindo Pinto.
Para as participantes do Cras Bairro Novo, que toda segunda-feira se reúnem para cantar em um coral, o show foi, além de um momento nostálgico, uma oportunidade de colocar o treino em prática.
“Eu amo música raiz e cantei junto todas. É maravilhoso assistir isso, é voltar ao passado”, contou Lourdes Fernandes de Carvalho, de 79 anos.
Para sua colega, Tereza Tobias, 79, tanto o coral semanal quanto o show são atividades que ajudam a manter a saúde do corpo e da mente em dia. “Quando eles nos convidaram para vir eu fui a primeira a topar, gosto muito de participar, para mim é importante me manter ativa e isso ajuda”, disse Tereza.
O show também teve a participação especial de Juliana Graciano, neta de Salvador Graciano, da dupla de sertanejo curitibana Nhô Belarmino e Nhá Gabriela, que ficou famosa com a canção As Mocinhas da Cidade, apresentada pelos músicos no show.