Servidores que ingressaram no quadro da Prefeitura de Curitiba depois de 26 de setembro de 2017 podem utilizar o simulador da CuritibaPrev, a Fundação de Previdência Complementar do Município de Curitiba. O recurso está disponível no site CuritibaPrev.
Ao fazer as simulações, o servidor deve informar sua idade atual, com quantos anos pretende se aposentar e seu salário atual. A ferramenta pergunta ainda se o servidor quer incrementar a aposentadoria, pagando um percentual mensal adicional, qual o percentual do saldo que o servidor quer receber e por quantos anos deseja receber o benefício, questões que são opcionais.
O simulador faz uma projeção dos valores informando o saldo total da conta do servidor, de acordo com a idade que o funcionário pretende se aposentar. Também é possível saber o valor estimado da aposentadoria pelo prazo escolhido e o valor estimado da aposentadoria por percentual do saldo escolhido. No momento da aposentadoria, o participante terá que escolher uma das formas para receber o benefício.
A ferramenta do site da CuritibaPrev mostra ainda o valor da contribuição do participante, ou seja, quanto o servidor deverá colocar mensalmente na sua conta do CuritibaPrev Plan1, e a contribuição da patrocinadora, que é a Prefeitura de Curitiba, para alcançar o saldo de conta simulado.
O cálculo é feito com base na hipótese de rentabilidade de 5,5% ao ano e crescimento salarial de 1,5% ao ano.
O servidor que quiser ajuda ao utilizar o simulador pode entrar em contato com a CuritibaPrev pelo telefone 3350-9604, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h. O e-mail é curitibaprev@curitibaprev.com.br.
Apenas para o Plan1
O simulador disponível é exclusivo para os que ingressaram como servidores na Prefeitura de Curitiba a partir de 26 de setembro de 2017, pois podem se enquadrar no CuritibaPrev Plan 1, o primeiro plano aprovado pela Previc, a Superintendência Nacional de Previdência Complementar, para os servidores municipais de Curitiba.