Encontros, conversa animada, abraços, muitas fotos e aquela sensação de “dever cumprido”, nas palavras dos participantes. Foi o que se viu e ouviu na tarde desta terça-feira (23/9), no Memorial de Curitiba, no Largo da Ordem, durante a cerimônia de aposentadoria preparada pelo IPMC (Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba), com a presença do prefeito Eduardo Pimentel.
Cerca de 70 profissionais das mais variadas áreas encerraram a carreira como servidores ativos e passaram a integrar o grupo de aposentados do IPMC.
O prefeito agradeceu pelo trabalho de cada um dos servidores que comemoraram a sua aposentadoria. “Temos o melhor quadro de servidores do País”, assegurou. “Tudo o que a gente constrói em Curitiba é porque o servidor está realizando”, declarou o prefeito.
Ele falou do exemplo do seu avô, Paulo Pimentel, com 97 anos de idade. “Não parem nunca. Exercitem o corpo e tenham a cabeça sempre ativa. Eu aprendo todos os dias com meu avô. Com ele aprendi o caráter, o profissionalismo, o amor pelo poder público e por fazer o bem às pessoas”, disse.
O prefeito lembrou a sua decisão de retomada do programa Vida Nova, em janeiro, no Dia do Aposentado, a pedido dos servidores. E anunciou que o programa terá novidades em breve. Por meio de parcerias, o Vida Nova proporciona atividades de convivência social e integração aos aposentados da Prefeitura.
Durante a cerimônia, ele e a presidente do IPMC, Jocelaine Moraes de Souza, fizeram a entrega de parte dos certificados de reconhecimento, documento nominal recebido por cada um dos servidores aposentados presentes. Ao perceber que alguns não tinham a sua assinatura de próprio punho, assinou ali mesmo, logo após o seu discurso.
Jocelaine agradeceu aos aposentados por sua trajetória. “Vocês são parte viva da história de Curitiba. A cidade que vemos hoje é fruto das mãos e dos corações de cada um que está aqui hoje”, afirmou emocionada. A presidente do IPMC é servidora de carreira da Prefeitura.
Foram convidados para a cerimônia aqueles que se aposentaram de maio a setembro.
33 anos e 14 dias
A professora aposentada Márcia Franco Domingues, de 57 anos, se arrumou e levou a filha, Isabelle, de 21 anos, para registrar o dia tão especial. “A cerimônia aqui no Memorial é chique”, resumiu.
Ela conta que trabalhou na Prefeitura de Curitiba por 33 anos e 14 dias, dos quais 29 anos foram no Centro Municipal de Educação Infantil Professora Lygia Carneiro, em Santa Felicidade. Aposentada no mês de julho, ela diz que já sente saudades das crianças.
O técnico de enfermagem Benedito Rodrigues, de 60 anos, completou, em maio, 29 anos de trabalho na Prefeitura de Curitiba. “É bom a gente poder se aposentar com saúde. É uma vitória e tem a sensação de dever cumprido”, declarou com sorriso no rosto.
Aposentado em um dos dois padrões que tem como professor na Prefeitura, João Batista dos Reis Donzelli completou 38 anos de trabalho na Prefeitura e, em nome do grupo, falou da trajetória desafiadora de cada um, citou a pandemia da covid-19 e os muitos títulos que Curitiba conquistou. “Saímos de cidade ecológica para uma cidade inteligente”, observou.
Ele sugeriu que os aposentados busquem novas atividades. “Vão a algum lugar todos os dias, visitem os espaços da cidade, usem os serviços públicos. Vocês sabem que eles são ótimos porque nós sempre estivemos lá”, disse.
Durante a festa, os participantes puderam curtir canções executadas pela Banda Lyra, receberam mudinhas de flores e uma sacola com muitas informações importantes, a programação do Vida Nova, e material informativo sobre o trabalho da Associação dos Aposentados da Prefeitura de Curitiba (AAPC).
Presenças
Prestigiaram a cerimônia de aposentadoria o presidente da AAPC, Mário Ogama, o secretário do Governo Municipal, Marcelo Fachinello, os presidentes da Fundação Cultural de Curitiba, Marino Galvão Júnior, e da Fundação de Ação Social (FAS), Renan de Oliveira Rodrigues, a procuradora-geral do Município, Vanessa Volpi, e o vereador Zezinho Sabará.
Além de servidores do IPMC, da Fundação Cultural e de outras secretarias, participaram os diretores da Previdência do IPMC, Mariella Vicco Pereira, e Administrativo-Financeiro do instituto, Marcos Aurelio Litz. Integrantes da Associação dos Aposentaram também acompanharam homenagem.