A oitava edição do encontro on-line sobre Educação Previdenciária do IPMC, o Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba, reuniu 30 servidores interessados nas principais informações sobre aposentadoria e a Lei Complementar 133/2021, que adequou a legislação municipal à Emenda Constitucional 103/2019.
“A cada reunião, percebemos que os servidores buscam se informar sobre aspectos importantes da sua aposentadoria”, avalia a gerente de Relacionamento do IPMC, Daniélle Sass. “Essas reuniões são úteis a todos: aos que estão perto de se aposentar a aos que ainda têm tempo antes do momento da aposentadoria”, defende.
Na reunião de novembro, nesta quarta-feira (9/11), uma das perguntas foi sobre o abono de permanência. O benefício permite que o servidor que já tenha preenchido os requisitos da aposentadoria, mas continua na ativa, seja isento do pagamento da contribuição previdenciária.
A concessão do abono depende de solicitação feita pelo servidor ao Núcleo de Gestão de Pessoal da sua secretaria ou órgão.
Outra dúvida importante foi relacionada à aposentadoria pelo regime geral (INSS). Conforme a carreira e o atendimento aos requisitos exigidos para a aposentadoria, o servidor poderá se aposentar pelo regime geral e pelo regime próprio do IPMC.
Planejamento para o futuro
Durante o encontro on-line, a assistente social do IPMC, Danieli Kiefer, levantou reflexões sobre o envelhecimento e a aposentadoria. “Será que estamos preparados? O que motiva a aposentadoria? Entender os motivos nos ajuda a refletir sobre prioridades”, defendeu ela que tem grande experiência na área previdenciária.
“Temos que estar satisfeitos com as escolhas que fazemos”, argumentou Danieli, ao destacar a importância do planejamento para o momento da aposentadoria, o valor de cada um ter um projeto de vida.
As gerentes de Relacionamento do IPMC, Daniélle Sass, e de Concessão de Benefícios, Fernanda Ferro, revisaram as principais mudanças de 2022, com a nova legislação.
Destacaram que os servidores que já tinham direito adquirido no fim de 2021 tiveram mantidos os seus direitos. Falaram das novas regras, do adicional na idade mínima, da forma de cálculo da aposentadoria, das características da aposentadoria por incapacidade permanente, entre outros temas.
Os assuntos apresentados puderam ser revisitados conforme as dúvidas dos servidores presentes, além de casos individuais que foram esclarecidos pelas especialistas. Ao responderem algumas dúvidas de participantes da reunião, recomendaram que os profissionais utilizem os simuladores disponíveis no Portal do Servidor.
Como participar
As reuniões costumam ser realizadas na primeira quarta-feira do mês. Por conta do feriado Finados, excepcionalmente neste mês, o encontro de Educação Previdenciária precisou ser adiado. Não é necessário fazer inscrição previamente.
Para participar, basta conferir o link acessando a aba de Educação Previdenciária no site do IPMC, liberado 30 minutos antes da reunião. A próxima será dia 7 de dezembro, às 14h30.
Para saber mais, basta entrar em contato com o IPMC pelo e-mail atendimento@curitiba.pr.gov.br ou pelo telefone (41) 3350-3661