O projeto Educação Para o Empreendedorismo Sustentável, desenvolvido pelo programa Linhas do Conhecimento em parceria com o Sebrae-PR, envolveu este ano 6.251estudantes da rede municipal de ensino e 52 escolas.
O projeto incentiva a cultura empreendedora aliada ao desenvolvimento da cooperação, inovação e cidadania. É realizado em escolas com educação integral em tempo ampliado do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, por meio da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). As crianças desenvolvem produtos e brinquedos com o reaproveitamento de materiais recicláveis, entre outras atividades pedagógicas ligadas ao empreendedorismo.
O encerramento das atividades do ano foi marcado por uma atividade especial no Sebrae, com palestras, apresentações culturais e mostra dos trabalhos das crianças.
“Adoro participar desse projeto. Aprendi a fazer sabonetes e podemos vendê-los. A gente reaproveita sobras de sabão e usa alguns óleos muito cheirosos”, contou Mayara Fernanda Pereira, matriculada no 4º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Santa Ana Mestra, na Regional Tatuquara.
O professor Valdemar Maciel Dutra avalia que as ações do projeto deixam lições para a vida toda. “É muito valioso para eles, inclusive o que eles aprendem ajudou algumas famílias na pandemia, pois alguns pais perderam o emprego e ações empreendedoras foram necessárias para garantir o sustento em casa. Eles aprendem sobre o custo de um produto e o lucro, por exemplo”, pontuou o professor.
A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, explicou que a iniciativa planta sementes para o futuro. “São sementes no coração e nas mentes que crescerão por toda a vida, esse aprendizado sempre estará com vocês e poderá abrir muitas portas no futuro. Busquem o conhecimento e terão uma vida segura”, disse a secretária.
Lojinhas de temperos e velas
Um dos exemplos desse aprendizado duradouro está a Escola Municipal Noely Simone de Ávila (Vila Torres II), da Regional Matriz. Nesta quarta-feira, os estudantes do 2º e do 3º ano apresentaram seus produtos nas lojinhas, como velas e temperos, com a presença da população do entorno.
O coordenador do Programa Linhas do Conhecimento, Gustavo Leandro de Siqueira Prestini, destacou que o Jovens Empreendedores, desenvolvido nas unidades desde 2017, estimula a cultura de cooperação, de inovação, sustentabilidade, ética e cidadania. “É um estímulo à autonomia e criatividade dos estudantes, pontuou Gustavo.