Estudantes da Escola Municipal Vila Torres (regional Matriz) que participam do projeto Educação Para o Empreendedorismo Sustentável apresentam seus brinquedos e jogos feitos com materiais recicláveis e receberam novos materiais do Sebrae-PR, parceiro da Secretaria Municipal da Educação na iniciativa, desenvolvida por meio do programa Linhas do Conhecimento.
O projeto incentiva a cultura empreendedora aliada ao desenvolvimento da cooperação, de inovação, ética e cidadania.
São 52 escolas e 6.251 estudantes envolvidos atualmente em escolas com educação integral em tempo ampliado do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, por meio da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP).
“Aprendi que é mais legal fazer brinquedos do que comprar prontos. A gente tem uma ideia e faz junto com os amigos”, explicou Miguel Antônio, do 3º ano do Ensino Fundamental.
“Também podemos consertar bonecas e brinquedos”, contou o menino. As bonecas são lavadas pelas crianças e depois ganham roupas novas, feitas pela turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da escola.
Ele e os colegas receberam os gibis Jovens Empreendedores Primeiros Passos – Edição Especial com a turma da Turma do Miguel, volumes I e II.
“Queremos que vocês aprendam a ser autônomos, a cuidar de si, do outro e da cidade de uma maneira sustentável”, disse a superintendente de Gestão Educacional, Andressa Pereira.
O diretor técnico do Sebrae, Júlio Agostini, frisou a importância das crianças aprenderem mais sobre desenvolvimento sustentável. “No futuro vocês podem usar o que aprenderam agora”, explicou.
Também participaram da ação o coordenador do Programa Linhas do Conhecimento, Gustavo Leandro de Siqueira Prestini; o chefe do NRE Matriz, Pedro Andrade; a representante do Linhas no Núcleo Regional, Ana Paula Morva, a diretora Monica Korte e a gestora regional de Educação Empreendedora, Juliana Bacila.