O segundo dia da missão de supervisão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em Curitiba, realizado nesta terça-feira (1/7), foi marcado por visitas a obras em execução e por reuniões estratégicas com técnicos e gestores da Prefeitura. A missão, organizada pela Unidade Técnico-Administrativa de Gerenciamento (Utag), que coordena os projetos estruturantes com financiamento internacional, integra o acompanhamento regular do Projeto Novo Inter 2.
Pela manhã, a equipe da área ESG do BID – composta pela especialista ambiental Rita Mota e pelo especialista social Henrique Gava – visitou trechos do Lote 4 do Novo Inter 2, nos bairros Tarumã e Capão da Imbuia. A agenda incluiu a vistoria dos pacotes de obras entregues em março, na Avenida Victor Ferreira do Amaral e entorno, e a inspeção do viaduto Curitiba-Pinhais, uma das intervenções do programa atualmente em execução.
Projetos de eletromobilidade urbana
Paralelamente, a líder da missão, Ana Beatriz Figueiredo, reuniu-se com a presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Ana Zornig Jayme, para tratar dos projetos de eletromobilidade urbana em desenvolvimento na cidade. A pauta incluiu temas como inovação em transporte público, integração de modais e a ampliação da infraestrutura para veículos elétricos.
Outros integrantes da missão, como a analista de operações Juliana Arruda, o consultor técnico Thiago Canhos, o especialista financeiro Juan Carlos Lazo e o especialista em aquisições, Jorge Gonzales, também acompanharam reuniões técnicas voltadas à atualização do plano de aquisições e ao status das licitações em curso no âmbito do Novo Inter 2.
Durante a tarde, as equipes da Prefeitura e do BID participaram de reuniões de consolidação das informações técnicas e operacionais discutidas ao longo dos dois dias, com foco nos próximos encaminhamentos do programa.
Para o secretário municipal de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur, a presença da missão internacional reforça o compromisso de Curitiba com a excelência na execução de seus projetos estruturantes.
“Cada trecho entregue, cada ponte, trincheira ou via requalificada representa uma melhora real na vida da população, com mais segurança, mobilidade e qualidade no transporte coletivo”, afirmou.
Novo Inter 2
O Projeto Novo Inter 2 é uma das principais ações do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba. Com investimentos de US$ 106,7 milhões do BID e US$ 26,7 milhões em contrapartidas da Prefeitura, o projeto prevê a modernização de mais de 38 quilômetros de vias, beneficiando diretamente 181 mil passageiros que utilizam diariamente as linhas Inter 2 e Interbairros II em 28 bairros da capital. As intervenções envolvem a requalificação viária, ampliação da acessibilidade e melhorias na infraestrutura do transporte público.