Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Mobilidade Urbana

BID inicia missão de acompanhamento do Novo Inter 2 com reuniões e visitas técnicas a obras em Curitiba

BID inicia missão de acompanhamento do Novo Inter 2 com reuniões e visitas técnicas a obras em Curitiba. Foto: Divulgação/Utag

Uma missão de acompanhamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) ao Projeto Novo Inter 2 teve início nesta segunda-feira (30/6) em Curitiba, com programação de reuniões técnicas e visitas a lotes de obras. O Novo Inter 2 integra o Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba, financiado pelo BID com contrapartidas da Prefeitura.

Pela manhã, representantes do BID participaram de reuniões na sala de conferências da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop). Os encontros abordaram a situação financeira do programa, o status de execução dos lotes em obras, os indicadores de desempenho físico, ambientais, de segurança do trabalho e sociais. As apresentações foram conduzidas pelo coordenador geral da Unidade Técnico-Administrativa de Gerenciamento (Utag), Marcio Teixeira.

"Mantemos um canal de diálogo técnico, transparente e permanente com o BID e, durante as missões, temos a oportunidade de apresentar os avanços e o compromisso da Prefeitura com os objetivos do programa", afirma o coordenador.

Durante as reuniões, foram discutidos os avanços em frentes de trabalho, assim como os ajustes em curso no Lote 1, que teve o contrato original rescindido. Enquanto isso, parte da equipe da missão visitou os Lotes 2 e 3.1, nos bairros Novo Mundo, Fanny, Xaxim e Boqueirão, onde as obras de requalificação viária estão em andamento.

À tarde, a agenda se concentrou em visitas técnicas aos Lotes 5, nos bairros Mercês e Bigorrilho, e Lote 1, que abrange áreas do Campina do Siqueira, Vila Izabel, Seminário e Portão. O secretário municipal de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur, acompanhou a visita, especialmente ao Lote 1, onde equipes da própria Prefeitura atuam em soluções emergenciais após a rescisão contratual com a empresa anteriormente responsável.

“Seguimos firmes na busca por soluções técnicas que minimizem os impactos à população e garantam a trafegabilidade nas vias da região. A visita do BID é importante para reforçar nossa parceria e a confiança no andamento do programa”, destacou o secretário.

A equipe do BID é formada pela líder da missão, Ana Beatriz Figueiredo, além de Juliana Arruda, analista de operações, e Juan Carlos Lazo, especialista financeiro. Nas visitas aos lotes, também acompanharam os trabalhos Rita Mota e Henrique Gava, especialistas social e ambiental, respectivamente, além do consultor técnico Thiago Canhos.

As atividades seguem nesta terça-feira (1/7) com novas visitas de campo e reuniões técnicas para análise dos próximos passos do projeto.

Novo Inter 2

O Projeto Novo Inter 2 integra o Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba e abrange mais de 38 quilômetros de requalificação do percurso das linhas Inter 2 e Interbairros II, que atendem diariamente 181 mil passageiros em 28 bairros. Com investimentos totais de US$ 106,7 milhões do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e US$ 26,7 milhões em contrapartidas da Prefeitura, o projeto tem como foco a modernização da infraestrutura viária, a ampliação da acessibilidade e a melhoria na qualidade e eficiência do transporte coletivo.