Nesta quinta-feira (11/9), o município de São José dos Pinhais sediou a segunda reunião do ConexTur RMC, projeto que busca integrar e fortalecer o turismo na Região Metropolitana de Curitiba. A iniciativa, realizada em parceria entre a Secretaria para o Desenvolvimento da Região Metropolitana, Instituto Municipal de Turismo, Pró Metrópole, Sebrae PR, Curitiba e Região Convention & Visitors Bureau (CCVB) e Adetur Rotas do Pinhão, começou no dia 9.
Participaram desta segunda rodada cerca de 40 inscritos, incluindo representantes de São José dos Pinhais, Tijucas do Sul e Agudos do Sul.
Os palestrantes foram os empresários Adonai Arruda Filho (Serra Verde Express e BWT Operadora) e Rafael Magosso (Hard Rock Café), que orientaram os inscritos sobre noções de mercado.
O desenvolvimento de produtos turísticos locais é uma das prioridades de 2025 na Secretaria para o Desenvolvimento da Região Metropolitana. Todos os 29 municípios que compõem a RMC estão elencando seus principais pontos e atrações turísticas.
O superintendente da secretaria, Márcio Barros, explica que os encontros regionais encerram uma etapa de trabalho que teve início no começo do ano.
“Visitamos todos os municípios da área metropolitana e foi possível elaborar um diagnóstico com as potencialidades e também algumas deficiências. A partir deste trabalho, juntamos os parceiros e cada um, com a sua vocação, preparou um conteúdo para levar até os empreendedores. Os encontros são regionais exatamente para facilitar que todos possam participar sem ter que se deslocar até a capital”, explicou Márcio.
A Região Metropolitana de Curitiba é a segunda maior em extensão do país, com quase de 16 mil km² e uma população total próxima a 3,7 milhões de pessoas.
Os próximos encontros serão ainda em setembro nos municípios de Rio Negro, dia 18; Colombo, dia 23; Tunas do Paraná, dia 25; Campo Magro, dia 30. O último será em Piraquara, no dia 2 de outubro.