Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Garantia de direitos

Prefeitura apresenta trabalho de combate à exploração sexual infantil em encontro regional

Curitiba sedia encontro regional sobre enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes. Foto:Sandra Lima/FAS

Curitiba será sede, nesta sexta-feira (12/9), do encontro regional do Projeto Proteção – Região Sul, que reunirá instituições públicas e da sociedade civil para debater estratégias de prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes. A Prefeitura apresentará os serviços de assistência social e saúde voltados ao enfrentamento do abuso e da exploração sexual deste público.

O encontro será realizado pelo Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat) e a Childhood Brasil e terá a presença de representantes dos três estados da Região Sul. As ações do Projeto Proteção são voltadas para a mobilização e conscientização de trabalhadores do transporte, como caminhoneiros, motoristas e cobradores - para que denunciem situações de risco -, e de toda a sociedade.

A ação encerra uma série de cinco encontros promovidos pelas instituições em todo o Brasil em 2025, com objetivo de prevenir o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes no país.

Representantes da Fundação de Ação Social (FAS), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comtiba), ligado à Secretaria Municipal do Desenvolvimento Humano (SMDH), participarão do painel "A prevenção da exploração sexual de crianças e adolescentes: a importância da atuação integrada entre os atores estaduais e municipais da rede de proteção".

Garantia de direitos

O encontro reunirá representantes de instituições que integram o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, com organizações da sociedade civil e empresas, para debater os fatores econômicos, sociais e culturais que influenciam a violência sexual contra crianças e adolescentes no Sul do país, além de discutir os principais desafios regionais para garantir sua proteção integral.

“Proteger crianças e adolescentes é uma urgência que exige a união de esforços para responsabilizar criminosos e enfrentar situações de vulnerabilidade”, afirma Raissa Osório, analista da Gerência Executiva de Promoção Social do Sest Senat.

Além de representantes do Sest Senat e da Prefeitura de Curitiba, o evento reunirá participantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Ministério Público do Estado do Paraná (MPPR), do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes da Polícia Civil do Paraná (Nucria) e da Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar).

Disque 100

Levantamento realizado pelo Disque 100, canal de denúncias do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania destinado ao registro dessa natureza de ocorrência, revela que, em 2024, os três estados da região Sul - Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina - concentraram 2.433 casos de abuso sexual (15,1% do total nacional de 16.127 registros) e 714 casos de exploração sexual infantil (14% do total nacional de 5.108 denúncias).

O Paraná é responsável por 687 denúncias de abuso sexual (28,3% das ocorrências do Sul; 4,3% do total nacional) e 160 casos de exploração sexual infantil (22,4% da região; 3,1% do Brasil) no último ano.

Serviço

Encontro Regional do Projeto Proteção – Região Sul
Local: Sest Senat Curitiba – Rua Salvador Ferrante, 1.440, Boqueirão
Data: 12 de setembro de 2025
Horário: das 8h às 14h