A Rua México, no bairro Bacacheri, está recebendo melhorias no pavimento. Os trabalhos de fresa e recape são feitos no trecho entre a Avenida Erasto Gaertner e a Rua Temístocles de Souza Brasil.
A intervenção é realizada por equipes coordenadas pela Superintendência de Manutenção Urbana da Secretaria do Governo Municipal (SGM) e faz parte do Programa de Revitalização e Obras de Curitiba (PRO Curitiba) que está transformando a infraestrutura e os serviços públicos da cidade.
O trabalho de fresa e recape descontínuo, que recupera apenas os trechos em que há necessidade de reparos, será realizado numa extensão de 1.080 metros. A área total atingida será 3.240 metros.
A ação vai nivelar os trechos mais danificados e corrigir irregularidades, fissuras e ondulações no pavimento para melhorar o fluxo do trânsito e dar mais segurança para motoristas e usuários do transporte coletivo. A Rua México integra o itinerário das linhas 211-Colina Verde, que liga o Bairro Alto ao Cabral, e 361-Augusto Stresser, que vai até a Estação Solar.
Asfalto e sinalização
A moradora Nadir Lima Silva considerou necessária a manutenção da rua. “O pavimento está muito bom, bem lisinho, estava precisando porque tinha trepidação, principalmente para quem anda de moto”, disse a moradora.
O trabalho da Prefeitura foi elogiado por Omar Miranda, que vive há 69 anos na região. “Está ficando muito bom, a pista tinha muitas irregularidades em alguns pontos. Outra coisa que estava precisando é a pintura das faixas, que agora será feita também”, disse o morador. Omar também pediu a volta do radar de velocidade que existia no ponto próximo da esquina com a Rua Colômbia e foi retirado.
Como pedir
As solicitações de serviço para a Prefeitura podem ser feitas pelo telefone 156; via Central de Atendimento 156 (chat online), com link em Serviço online; e pelo aplicativo Curitiba 156. Esta plataforma mobile é disponibilizada nas versões Android na loja Google Play e iOS na Apple Store. Detalhes sobre o aplicativo estão no endereço https://www.curitiba.pr.gov.br/servicos/aplicativo-curitiba-156/667.
Serviço rápido
A previsão é de que a ação, que começou na terça-feira (2/12), seja concluída até sábado (6/12), se as condições do tempo permitirem. Enquanto as equipes e as máquinas estiverem atuando, a Rua México sofrerá bloqueios parciais e variáveis de trânsito, de acordo com o andamento dos trabalhos.
A recuperação do pavimento será feita pelo sistema de fresa e recape. Na primeira fase, o maquinário retira a camada danificada de asfalto para, em seguida, aplicar nova capa de pavimento, feita com asfalto borracha (massa asfáltica que conta com pneus descartados na composição).