Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Celebração

Rua da Cidadania Santa Felicidade completa 28 anos com excelência e variedade de serviços públicos

Rua da Cidadania Santa Felicidade completa 28 anos com excelência e variedade de serviços públicos. Foto: Luiz Costa/SMCS (arquivo)

A Rua da Cidadania Santa Felicidade, em Curitiba, completa, nesta sexta-feira (13/12), 28 anos de existência com ampla variedade e excelência de serviços públicos descentralizados à população. Inaugurada em 13 de dezembro de 1996, o atendimento gratuito inclui, desde a fundação do espaço social, serviços oferecidos por diversos órgãos públicos como ações para verificação de tributos, confecção de cartão-transporte da Urbs (Urbanização de Curitiba) e assistência social.

Na galeria de serviços, a comunidade tem acesso ainda ao Conselho Tutelar, Sacolão da Família e Armazém da Família, Sine Municipal para procura de emprego, Espaço do Empreendedor, programas educação, esporte e lazer, urbanismo, além dos serviços da Cohab, Sanepar e Copel.

Volume de serviços

Para quantificar o volume de serviços e a atenção dedicada à comunidade, somente em 2024, quase 150 atendimentos foram registrados na Rua da Cidadania Santa Felicidade. Os dez serviços mais procurados pela população da Regional Santa Felicidade, formada por 142 mil moradores, foram para confecção de cartão de transporte para usuários, pesquisa de vagas de emprego, retirada do Documento de Arrecadação Municipal (DAM), da via do IPTU, para inscrição em atividades supervisionadas, confecção de cartão de transporte para isento, consulta débitos tributários, solicitação de vagas em escolas e CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil), renovação do cartão (isento) de transporte e o chamado ajuste de carga efetuada para usuário comum.

Dimensão Social

A quantidade de atendimentos dimensiona a importância social da Rua da Cidadania Santa Felicidade para os moradores ao superar toda a população da Regional Santa Felicidade, formada pelos bairros Mossunguê, Orleans, Santa Felicidade, Santo Inácio, São Braz, São João e Vista Alegre, Butiatuvinha, Lamenha Pequena, Campina do Siqueira, Campo Comprido Norte e Cascatinha. No total, em 2024, foram registrados 150 mil atendimentos para 142 mil habitantes, de acordo com o último censo populacional de Curitiba.

“A ideia da Rua da Cidadania, nome dado pela primeira-dama, Margarita Sansone (falecida em agosto de 2024), facilita a vida do cidadão curitibano, ao atendê-lo cada vez mais perto da sua casa. Agora, aqui em Santa Felicidade, percebemos o quanto essa ideia efetivamente contribui para a qualidade de vida do cidadão, impactando até mesmo na mobilidade urbana, face a proximidade do poder público à população que, diariamente, procura soluções para suas demandas. A Rua da Cidadania Santa Felicidade é, realmente, uma rua feita para o cidadão”, destacou ainda o administrador regional, José Dirceu de Matos.