A Secretaria Municipal de Gestão de Pessoal (SMGP) está realizando o estudo técnico para análise da extensão do auxílio-refeição a todos os servidores da Prefeitura de Curitiba. A informação foi apresentada, na tarde desta terça-feira (30/9), aos integrantes do Sindicato dos Servidores da Guarda Municipal de Curitiba (Sigmuc), durante reunião de negociação de temas da pauta dos servidores, realizada no Departamento de Saúde Ocupacional, no Centro Cívico.
“Estamos avaliando a possibilidade de ampliarmos o auxílio aos servidores que estão fora da faixa estabelecida pela legislação”, declarou a superintendente da SMGP, Silvia Cherubin, que conduziu a reunião ao lado do assessor da secretaria, Willian Lubke, do diretor do Departamento de Políticas de Pessoal, Thiago Ribeiro dos Santos, e da chefe do Núcleo e Gestão de Pessoal - Central, Ailema Ihon.
Atualmente, o auxílio-refeição de R$ 32,95 por dia de trabalho é pago a mais de 8,2 mil servidores que recebem até R$ 3.466,73 a título de remuneração, o equivalente a mais de 28% do total de servidores. O estudo leva em conta a possibilidade de estender o benefício aos que ganham mais do que esse valor.
Silvia e Willian argumentaram que o valor do auxílio deve ser o mesmo para todos os servidores, independentemente do cargo. O estudo deve ser concluído nos próximos meses.
Carreira
Durante a reunião entre a Prefeitura e o Sindicato também foram abordados temas como o crescimento vertical, procedimento para servidores de todas as carreiras que será iniciado em 2025, após a transição, em andamento para servidores da Saúde, Educação e Defesa Social.
Também conversaram sobre a mudança de área de atuação (classe), procedimento voltado aos guardas municipais que está em fase de estudos técnicos de viabilidade. Assim como outros procedimentos, a mudança de classe requer análise sobre os impactos orçamentário e financeiro, respeitados os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal e da legislação dos planos de carreira.
A superintendente acrescentou que os estudos sobre as leis do plano de carreira dos servidores serão desenvolvidos em 2026 e que isso inclui o vencimento básico de cada carreira, que integra a tabela salarial.
“Nós, da SMGP, enxergamos a relevância de todas as categorias”, afirmou Cherubin.
Quanto ao concurso público para a Guarda Municipal, a superintendente da SMGP informou que os preparativos para a sua realização estão sendo finalizados.
As atas das reuniões com os sindicatos ficam disponíveis no Portal do Servidor.