Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Referência

Guarda Municipal de Curitiba é a primeira do país a participar de formações promovidas pelo Ministério da Justiça

Guarda Municipal de Curitiba participa de cursos de formação da Secretaria Nacional de Segurança Pública, sobre o Uso Diferenciado da Força e de Operador de Polícia Comunitária. Curitiba, 29/09/2025. Foto: Ricardo Deverson

A Guarda Municipal (GM) de Curitiba foi a corporação escolhida para a primeira edição das capacitações do Programa Município Mais Seguro/Formação Integrada para as Guardas Municipais ao Projeto Nacional do Uso da Força, do governo federal. A abertura dos cursos sobre o Uso Diferenciado da Força e de Operador de Polícia Comunitária Aplicada, promovidos pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça, foi realizada na manhã desta segunda-feira (29/9), no auditório da Associação das Empresas da Cidade Industrial, na CIC. 

Um efetivo de 80 guardas municipais vai participar das aulas, que serão ministradas no Centro de Formação da GM, na CIC. O Programa Município Mais Seguro busca fortalecer as guardas e aprimorar a segurança pública nos municípios com ações estratégicas para formação integrada, financiamento de câmeras corporais para construção e apoio às políticas públicas de segurança.  

Para o comandante da GM de Curitiba, inspetor Carlos Celso dos Santos Junior, a escolha para iniciar as capacitações reforça a eficiência e a referência do trabalho desenvolvido pela corporação na segurança pública na capital. “Nossa missão é multiplicar esse conhecimento no dia a dia e tornar Curitiba referência no treinamento e nas capacitações da Senasp”, afirmou.        

O diretor do Centro de Formação da GM, inspetor Gilberto Ramos de Oliveira, destacou a importância de alinhar as técnicas padrões às diretrizes nacionais para um trabalho mais eficiente e comprometido com os direitos humanos e com a cultura da paz. 

Prevenção ao crime

A carga horária dos módulos que compõe o curso será de 80 horas-aula, com conteúdo teórico e prático acerca de uso diferenciado da força com intervenção de armas não letais, atuação da polícia comunitária e da Patrulha Maria da Penha. O objetivo é contribuir para a qualificação da formação e valorização dos guardas municipais, além da maior efetividade nas ações de prevenção à criminalidade.

O coordenador-geral de Governança e Gestão do Sistema Único de Segurança Pública, major Márcio Júlio da Silva Mattos, reforçou a posição de liderança e de referência do trabalho desenvolvido na segurança pública pela GM de Curitiba e destacou o papel da corporação para tornar o município mais seguro. 

“Estamos inaugurando aqui em Curitiba uma linha de trabalho com as gestões municipais, para reunir as experiências dos estados e municípios, para qualificar a segurança pública e profissionalizar as instituições para prestar serviço com mais eficiência e qualidade, esse trabalho em Curitiba vai modular as capacitações nos outros municípios”, concluiu Mattos.