Daqui a cinco dias, no próximo domingo (18/1), os candidatos que se inscreveram para o concurso público da Guarda Municipal de Curitiba participarão da primeira etapa – a prova objetiva – que será realizada em 13 locais da cidade. Organizado pela Secretaria Municipal de Gestão de Pessoal (SMGP) em parceria com o Instituto AOCP, instituição contratada, o concurso para a nomeação de guardas municipais é o mais longo dentre as carreiras no Município.
Enquanto trabalha neste que será o primeiro concurso da gestão Eduardo Pimentel, a equipe do Departamento de Desenvolvimento de Políticas de Pessoal da SMGP mantém os estudos para a realização de novos concursos públicos.
Além disso, estão em andamento os processos seletivos simplificados (PSS), modalidade que prevê contratações temporárias e é mais célere do que os concursos para os estatutários. Estão vigentes os PSS para as seguintes funções públicas: docência I; agente de apoio educacional e professor de Educação Infantil.
Fases do concurso da GM
Após a primeira fase – a prova objetiva – de acordo com o resultado individual alcançado, os aprovados poderão disputar as demais etapas: aptidão física; investigação social, que verifica a conduta do candidato em âmbito social, funcional, civil e criminal; e avaliação psicológica, a última delas. Para chegar aí será necessário ter sido aprovado nas fases anteriores.
Só depois da nomeação, eles participarão do curso no Centro de Formação e Desenvolvimento Profissional da Guarda Municipal, com aproximadamente seis meses de duração. Depois de aprovados, poderão exercer as atividades.
O concurso será para o preenchimento de 100 vagas, conforme estabelece o edital. Entretanto, por determinação do prefeito Eduardo Pimentel, a SMGP espera convocar mais profissionais, ao longo dos próximos anos. Após a homologação, o concurso terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado por mais dois.
Atualização da legislação
No fim de 2025, foi sancionada a nova legislação dos concursos e PSS da Prefeitura de Curitiba, atualizando diferentes pontos relacionados e que trarão benefícios aos interessados em ingressar na carreira pública como servidores municipais de Curitiba, além de modernizar a gestão e tornar os processos mais ágeis e descomplicados.
Concursos ainda válidos
No decorrer do ano de 2026, conforme a validade de cada concurso e a necessidade da administração para atendimento à população, pessoas de diversas áreas classificadas no concurso público da Prefeitura de Curitiba de 2022 poderão ser convocados para nomeação e posse como servidores municipais.
Por isso, a recomendação aos candidatos que o disputaram é para que tenham o costume de consultar o site da Prefeitura regularmente.
Ainda são válidos os concursos para as seguintes carreiras: agente comunitário de saúde; auxiliar de saúde bucal em saúde pública; auxiliar de serviços escolares; cirurgião-dentista; enfermeiro; profissional do magistério – Docência I e II (Educação Física); farmacêutico-bioquímico; fisioterapeuta; fonoaudiólogo; médico; médico do trabalho; psicólogo; terapeuta ocupacional; técnico de enfermagem em saúde pública (para a Prefeitura e para a FAS); técnico de saúde bucal em saúde pública; educador social (FAS).