A Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT) realizou na quarta-feira (2/7), no Cine Passeio, a primeira reunião de trabalho do grupo temático da Segurança Pública, que integra a Comissão de Redesenvolvimento da Região Central de Curitiba.
O grupo é coordenado pelo secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Rafael Vianna, e conta com a participação da Guarda Municipal de Curitiba, das secretarias e órgãos municipais da Prefeitura de Curitiba, da Polícia Militar do Paraná, dos Conselhos Comunitários de Segurança, da Câmara Municipal de Curitiba, da Assembleia Legislativa do Paraná, da Rede Empresarial do Centro Histórico e do Grupo Centro Seguro, além de comerciantes da área central e entidades da sociedade civil.
O objetivo do encontro é debater propostas e ações para o projeto Curitiba de Volta ao Centro, uma das prioridades da gestão do Prefeito Eduardo Pimentel, com o propósito de alinhar medidas sobre pontos focais para reforçar a segurança na região central da cidade.
“Os grupos temáticos são importantes porque especializam-se em um determinado tema, que pode ser aprofundado. São servidores especialistas nesses assuntos, que podem ofertar soluções ou diagnósticos de forma muito mais precisa”, explicou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins, que preside a Comissão responsável pelo plano para requalificação do Centro de Curitiba.
Essência do Centro
O comerciante Jorge Tonatto, que faz parte da diretoria da Rede Empresarial do Centro Histórico e do Centro Seguro, destaca a importância da iniciativa de resgatar a essência da região central de Curitiba.
“Eu trabalho há 45 anos no Centro Histórico. Eu acho fundamental esse trabalho, o nosso Centro Histórico é belíssimo e está muito preservado. A participação de quem vive, mora e trabalha aqui, que tem sua atividade comercial na região, pode contribuir com esse projeto. Nós conhecemos a realidade do Centro e todos querem um Centro melhor, mais atrativo para o turismo e para os curitibanos. O Centro tem muita história e precisamos deixá-lo atrativo para que os próprios curitibanos conheçam a sua história, isso é de extrema importância”, ressaltou.
Planejamento Estratégico
O diretor do gabinete de Gestão Integrada da Secretaria de Defesa Social e Trânsito (SMDT), Thiago Soares, apresentou o projeto de planejamento estratégico decenal da secretaria, que está sendo construído para o alinhamento das ações estratégicas e projetos que vão delimitar os trabalhos na área da segurança, defesa social e trânsito nos próximos dez anos.
“O objetivo é contribuir com o desenvolvimento do município, e construir uma Curitiba mais ágil, dinâmica e segura, por meio de uma integração de forças e com diálogo”, revelou Soares.
A reunião de trabalho sobre a segurança pública foi marcada pelo diálogo e com apontamentos acerca das ações e ideias que podem ser implementadas por meio de políticas públicas e ações legislativas para avançar no processo de revitalização da região central de Curitiba.
“O grupo de trabalho debateu sobre as principais demandas da população, dos comerciantes, dos conselhos comunitários de segurança, das pessoas que frequentam o Centro de Curitiba. É importante identificar as fraquezas, os problemas que precisam ser melhorados para focar num planejamento estratégico para aprimorar o trabalho que o município já realiza, com os objetivos claros que precisam ser alcançados. Um plano de ação claro com a participação de todas as pessoas que frequentam o Centro, comerciantes, a Guarda Municipal, a Polícia Militar, as forças de segurança que atuam integradas no Centro da Cidade para realizar ações com o objetivo maior que é o redesenvolvimento do Centro de Curitiba”, ressaltou o secretário Rafael Vianna.
Presenças
Participaram da reunião o superintendente da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, José Semmer Netto; o comandante da Guarda Municipal de Curitiba, Carlos Celso dos Santos Júnior; a administradora da Regional Matriz, Ariane Assis; o chefe de gabinete Dimas Bueno, representando o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins; a assessora do gabinete do prefeito, Tatiana Turra; o deputado estadual Fábio Oliveira; os vereadores Guilherme Kilter, Eder Borges e Delegada Thatiana Guzella; o tenente da Polícia Militar Jauch; e representantes dos Conselhos Comunitários de Segurança dos bairros Centro Cívico, Abranches, Bom Retiro, Bigorrilho e da região central.
Operação Centro Seguro
A Operação Integrada Centro Seguro, uma ação conjunta entre a Prefeitura de Curitiba e o Governo do Paraná, realiza ações conjuntas e permanentes desde fevereiro no Centro de Curitiba.
Com patrulhamentos ostensivo e preventivo, as equipes da Guarda Municipal de Curitiba realizam um trabalho integrado com as forças de segurança do Estado para coibir o tráfico de drogas, homicídios, furtos e roubos na área central.
A Operação Centro Seguro integra o Projeto Curitiba de Volta ao Centro, uma das maiores ações de revitalização da história que une segurança reforçada, infraestrutura moderna e valorização cultural para devolver o centro da cidade aos curitibanos.