Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Curitiba de Volta ao Centro

Empresários do Centro conhecem ações que já mudam para melhor o bairro de Curitiba

Prefeito Eduardo Pimentel com o vereador Jasson Goulart, recebe grupo de empresários da Região Central. Curitiba, 02/07/2025. Foto: Pedro Ribas/SECOM

Com seis meses de gestão, o prefeito Eduardo Pimentel já tirou do papel um dos principais compromissos como prefeito. O Curitiba de Volta ao Centro, projeto de redesenvolvimento da região central da capital, já é uma realidade e suas primeiras iniciativas estão transformando para melhor o “coração” da cidade. Os avanços entre janeiro e junho foram apresentados pelo prefeito, nesta quarta-feira (2/7), a empresários do bairro, durante audiência mensal no Paço Municipal.

“Estamos devolvendo a atratividade do Centro, com a realização de eventos como o Domingo no Centro, que leva milhares de curitibanos para o calçadão da Rua XV; a requalificação urbanística; a ampliação da segurança com as operações conjuntas do Centro Seguro; o reforço de equipes da FAS para resgate da população em risco social; a reocupação de imóveis; avanços na desburocratização para a abertura de mais comércio e a preservação histórica”, destacou Eduardo Pimentel.

Participaram do encontro os empresários Ismail Subhi Youssef Ali Masri, Rui Leal Bark, Terezinha do Rocio Machado Poli, Jorge Tonatto, José Valter Roque e Iman Masri. Eles estavam acompanhados do vereador Jasson Goulart.

“Sabemos do esforço da Prefeitura em promover ações para recuperar o Centro. Mas pedimos reforço permanente em áreas como segurança e atendimento a quem vive na rua”, salientou Jorge Tonatto, proprietário do Bar do Alemão.

José Valter Roque, administrador do Shopping das Flores, reconheceu que a gestão Eduardo Pimentel abriu um canal permanente com todos os setores que integram o Centro. “Este encontro mostra isso. Só pedimos, mesmo, uma atenção tanto para a segurança como para o acolhimento”, completou ele.

Veja iniciativas do Curitiba de Volta ao Centro já em andamento

  • Domingo no Centro: Lançado em março, o Domingo no Centro oferece serviços da Prefeitura, diversão e cultura de graça. Começou na Rua Emiliano Perneta e a partir deste mês passará a ocorrer no calçadão da Rua XV de Novembro, sempre no último domingo do mês, das 9h às 15h.
  • Centro Seguro: A Operação Integrada Centro Seguro é uma ação conjunta entre a Prefeitura de Curitiba e o Governo do Paraná. Ao todo, 1.039 agentes de segurança e 430 viaturas têm reforçado o policiamento e o apoio às equipes de acolhimento social de pessoas em situação de rua no Centro. Só em junho, 63 criminosos do tráfego de drogas foram presos em ações da Polícia Militar (PM) com apoio da Guarda Municipal.
  • Pessoas em situação de rua: Desde janeiro, Fundação de Ação Social (FAS) ampliou as abordagens às pessoas em situação de rua. Hoje, são oito equipes com 50 servidores percorrendo diariamente o Centro, oferecendo atendimento pela rede de acolhimento e ressocialização. A Prefeitura também modernizou a frota de veículos da FAS com 23 novas vans, as chamadas Laranjinhas.
  • Iluminação pública: A Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) superou a meta de modernização da iluminação pública no Centro. Inicialmente, seriam 52 ruas, com a substituição de aproximadamente 1.700 luminárias convencionais por LED, que são mais eficientes e econômicas, mas já chegou a 92 vias, que estão mais bem iluminadas e com melhor sensação de segurança, graças à substituição de 1.900 lâmpadas convencionais por LED, que são mais eficientes e econômicas.
  • Reocupação de imóveis: Dentro das ações de reocupação de imóveis e preservação histórica, o prefeito inaugurou, no dia 29 de março, o Estúdio Riachuelo, novo polo de criatividade e tecnologia no Centro de Curitiba. Localizado em uma unidade de interesse de preservação, em frente ao Cine Passeio, na Rua Riachuelo, o espaço está equipado com modernos computadores e programas. O Estúdio Riachuelo passa a ser o ponto de encontro para a cultura pop e os gamers e irá integrar um futuro “Corredor Criativo do Centro de Curitiba”, conectando o local ao Solar do Barão e Cine Passeio.
  • Incentivo à restauração de UIP: Donos de edificações cadastradas no município como Unidades de Interesse de Preservação (UIPs) se beneficiam da redução do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e da venda do potencial construtivo do imóvel, uma espécie de bônus, para custear a revitalização. O Centro reúne quase 50% do total de UIPs da Capital e, por isso, é o bairro com maior potencial de ser beneficiado pelos mecanismos de incentivo à restauração de construções antigas. São 478 imóveis cadastrados como unidades de interesse de preservação na região (incluindo o bairro São Francisco).  CLIQUE AQUI e saiba mais no portal Curitiba de Volta ao Centro.
  •  Novas calçadas: Serão 15 km de calçadas requalificadas pela Smop. Um exemplo pode ser visto em 1 km da Rua Emiliano Perneta, no trecho entre as ruas Doutor Muricy e Benjamin Lins. As novas calçadas são planas, mais amplas e acessíveis.
  • Manutenção do asfalto: Requalificação do asfalto pela Smop, para melhorar a mobilidade no Centro, começou pela Rua Emiliano Perneta. Além de asfalto, as vias terão novo calçamento, mobiliário e paisagismo, incluindo o plantio de árvores para melhorar a sensação térmica e a qualidade do ar da região.
  •  Grandes eventos: Inverno Curitiba e o Natal de Curitiba são alguns exemplos de grandes eventos promovidos pela Prefeitura e iniciativa privada para movimentar todo a cidade e, a partir de 2025, o Centro passa a ter destaque nas programações. Além disso, o município ampliou o apoio a eventos privados, como o Festival de Curitiba, que voltou a ter a parceria da Prefeitura e ocupou vários espaços do município no Centro, como teatros e as Ruínas do São Francisco.
  • Desburocratização e geração de emprego: Prefeitura já aprovou 316 pedidos de abertura de novos comércios no Centro em 2025, mostrando a confiança de empresários e empreendedores no projeto de redesenvolvimento do bairro.
  • Fomento ao turismo: Abertura do novo Posto de Informações Turísticas dentro do processo de revitalização da Rua 24 Horas, disponibilização das Unidades Móveis de Promoção e Informação Turística em eventos como o Domingo no Centro, entrega das novas barracas da Feira do Largo da Ordem e relançamento do Walking Tour para turistas e moradores da cidade.