Dirigentes e funcionários de organizações da sociedade civil (OSC) ocuparam todos os 180 lugares do auditório Antônio Carlos Kraide, no Portão Cultural, nesta terça-feira (8/7), para aprender a acessar recursos de emendas parlamentares como fonte de financiamento e custeio de projetos. Esse foi o tema do 3º Encontro Conecta Parcerias, promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano (SMDH) para estimular a autonomia das entidades.
A secretária de Desenvolvimento Humano, Amália Tortato, abriu o encontro e destacou o objetivo da iniciativa, que até o fim o ano terá mais três encontros temáticos. “O Conecta Parcerias quer abastecer as entidades com informação, estabelecer interrelações e formar uma grande rede de organizações. Conectadas, elas têm também a oportunidade de se conhecer e identificar possibilidades de trocas com potencial de beneficiar quem precisa de apoio”, disse.
Expectativa de crescimento
As dirigentes do projeto União Solidária, Vanessa Ribas Saad e Rosimari Sampaio, há 10 anos se dedicam à atenção pós-hospitalar a crianças e adolescentes com câncer e doenças raras. Atualmente, dão suporte a 30 famílias com filhos nessa condição. Do bairro Fazendinha, onde funciona a sede alugada da iniciativa, já atenderam pacientes de outras cidades do Paraná e até de fora do Estado em busca de tratamento especializado de saúde em Curitiba.
Interessadas em fazer a OSC crescer e atender mais pacientes, elas têm ido a todos os encontros do Conecta Parcerias.
“Começamos a receber recentemente recurso de emenda e queremos aprender mais sobre essa fonte também, pois dependemos muito de doações, bazares e do apadrinhamento de pacientes por voluntários”, conta Vanessa.
“Queremos atender mais pessoas e ter uma sede própria, e entendemos que os conhecimentos que estamos adquirindo pode nos ajudar a realizar esses sonhos”, completou Rosimeri.
Emendas
As emendas parlamentares são uma modalidade de destinação de recursos do orçamento público. Em Curitiba, constituem fonte de financiamento para 157 OSC’s que desenvolvem ações para crianças e adolescentes, idosos e pessoas com deficiência – o público para o qual a SMDH articula políticas públicas. Para 2025, R$ 21.320.000,00 oriundos dessas emendas foram destinados a 168 projetos de custeio e investimento.
O assunto foi apresentado diretora do departamento de Relações com o Terceiro Setor da SMDH, Emily Zandoná; pela representante da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Social e Família, Margarete Alcino; e pela neuropedagoga Maíra Tavares de Oliveira. Elas abordaram os temas emendas municipais e estaduais e as etapas de organização e planejamento para o desenvolvimento de parcerias.
Também participaram do evento o administrador regional do Portão/Fazendinha, Rodrigo Reis; o presidente da Fundação Cultural, Mariano Galvão Júnior; e a administradora regional do Pinheirinho, Janaína Lopes Gehr.