Texto: Miguel Ângelo de Andrade
Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom)
Construção de 92 casas, novo parque, grandes obras de prevenção às enchentes e asfalto novo nos bairros, são algumas das ações realizadas pela Prefeitura de Curitiba na Regional Boa Vista durante o ano de 2025.
A região, que é formada pelos bairros Abranches, Atuba, Bacacheri, Bairro Alto, Barreirinha, Boa Vista, Cachoeira, Pilarzinho, Santa Cândida, São Lourenço, Taboão e Tingui, é habitada 249.853 pessoas (IBGE - Censo Demográfico 2022) e recebeu também drenagem e novas calçadas nos bairros, que vão trazer mais conforto e segurança na mobilidade dos pedestres.
Um novo parque
Em agosto de 2025, foi inaugurado o Parque Papa Francisco, na Rua Reinaldo Hecke, 480, São Lourenço, em homenagem ao papa Francisco, que faleceu em 21 de abril de 2025. A área verde fica entre o Parque das Nascentes e o São Lourenço, em uma área próxima aos riachos que formam o Rio Belém.
Parque Esponja
No Santa Cândida, a Prefeitura está fazendo duas bacias de contenção de água na Rua Irma Schreiner Maran, no Rio Atuba, com capacidade para armazenar 150 mil metros cúbicos de água – o equivalente a 60 piscinas olímpicas –, além de galerias celulares, rede de drenagem, implantação de uma via local de aproximadamente 1.000 metros e paisagismo.
O espaço vai unir infraestrutura e sustentabilidade, com a criação de um parque linear que funcionará como área de lazer, preservação ambiental e contenção de cheias para toda a região norte da cidade.
Drenagem e calçadas
A Prefeitura fez outras intervenções importantes para prevenir o risco de enchentes. Na Rua Odete Laura Foggiato, no Atuba, foram assentados cerca de 50 metros de tubulação, além de novas caixas de captação para ampliar a vazão da rede de águas pluviais. O trabalho foi complementado com a recuperação de 90 metros de calçadas e meio-fio de cada lado da rua e plantio de grama.
A moradora Maria Helena de Carvalho aprovou o trabalho. “Foi muito bem feito. Usaram máquinas, tinha engenheiros fiscalizando. É um grupo muito trabalhador, ninguém para pra conversar. Eles param na hora do almoço, sentam para comer e depois já recomeçam”, elogiou.
Mais melhorias
A Rua Maria Noêmia dos Santos, no bairro Santa Cândida, recebeu 100 metros de galeria tubular e recuperação de 120 metros de calçadas, devolvendo aos moradores o acesso seguro e de qualidade para suas casas.
As obras de drenagem também beneficiaram os moradores da Rua Reinaldo Hecke, entre São Lourenço e Abranches, com a implantação de canal extravasor subterrâneo para ampliar a vazão da água. A Rua Jornalista Alceu Chichorro recebeu uma rede de galerias de águas pluviais.
Como parte das medidas de prevenção de enchentes, a Prefeitura fez a limpeza e desassoreamento do Rio Atuba, um dos principais cursos d’água da cidade.
Adeus, poeira e lama!
Em 2025, sete ruas dos bairros da região deram adeus à poeira e lama, perfazendo 1 km no total. Estão nesse grupo as ruas Eleonora Branco Gracia (Taboão), Flávio Dalegrave (Bacacheri), João Kryzanowski, Raul Kuhn e Maria Rosa de Castro Hecke (Cachoeira), Alberto Filla (Pilarzinho) e Miguel Mafuz (Abranches).
O trabalho de reciclagem do asfalto do pavimento existente também não foi descuidado e garantiu a recuperação de 28,1 km de ruas, em 80 ações realizadas.
Para ajudar a tornar o trânsito mais seguro na região foram implantadas lombadas. No Bairro Alto, receberam redutores de velocidade as ruas Sebastião Alves Ferreira e Pedro Eloy de Souza, além da Avenida da Integração.
Também receberam lombadas as ruas Santo Celestino Coleto (Boa Vista), Francisco Caron (Pilarzinho), Nicarágua (Bacacheri) e Alberto Otto (Santa Cândida).
Mobilidade verde
A Prefeitura está fazendo a requalificação da Rua Holanda, no trecho entre a Rua Costa Rica e a Avenida Prefeito Erasto Gaertner, no Bacacheri. O projeto prevê melhoria da acessibilidade e da mobilidade, com implantação de novas calçadas, estreitamento da via em pontos de travessia, ciclovia, piso tátil e paisagismo. As melhorias abrangem uma área de 1.860 metros.
Calçadas recuperadas
Também no Bacacheri, a Prefeitura recuperou mais de um 1 km de calçadas com piso de concreto e uma linha tátil, além de rampas de acessibilidade e paisagismo. O trabalho foi realizado nas ruas Costa Rica e Estados Unidos.
A Prefeitura também fez a revitalização das passarelas e escadarias entre as ruas Maria Geronasso do Rosário e Alberto Portier, no Boa Vista. E os gradis do viaduto da Mascarenhas de Morais, no Atuba, receberam nova pintura antipichação.
Casa própria
O projeto de urbanização e reassentamento da Vila Divino, no Atuba, entrou na última etapa com o início da construção de 36 novas moradias em local onde antes havia uma precária ocupação irregular, às margens do Rio Atuba. As novas casas fazem parte de um total de 108 unidades, das quais 72 foram entregues no mês de maio. A região também está sendo contemplada com 56 moradias no Residencial Alfeneiros e 176 apartamentos no residencial Best Life.
Diversão para os pequenos
A criançada da região comemorou a implantação de mais dois novos parquinhos infantis com brinquedos universais e modernos. Os novos equipamentos ficam nos parques Atuba e Tingui.
Iluminação Cênica
A Paróquia Santa Cândida, inaugurada em 1936, recebeu iluminação cênica, que destaca a arquitetura inspirada nas igrejas medievais dos séculos 12 a 15.
A principal referência em serviços públicos na região, a Rua da Cidadania do Boa Vista, também recebeu luzes cênicas.