Mais de um 1 quilômetro de calçadas amplas e planas com piso de concreto e uma linha tátil, além de rampas de acessibilidade e paisagismo. Esta benfeitoria urbana está sendo implantada no bairro Bacacheri, que faz parte da Regional Boa Vista, por equipes coordenadas pela Superintendência de Manutenção Urbana da Secretaria de Governo Municipal (SGM).
Na Rua Costa Rica, a recuperação de calçadas foi realizada numa extensão de 610 metros, beneficiando a comunidade escolar do Colégio Leôncio Correia (estudantes, pais, professores e funcionários), além de moradores e pessoas que trabalham na região.
Na Rua Estados Unidos, trecho entre as ruas Costa Rica e Erasto Gaertner, o trabalho está em plena evolução. Ali as melhorias serão realizadas dos dois lados da via, perfazendo uma extensão de 480 metros.
Comércio valorizado
Mesmo com o trabalho ainda em curso, a primeira parte que já está concluída recebe elogios. Maria Eli Goettenscheffer, dona do Brechó da Lili, estabelecida há 29 anos na Rua Estados Unidos, aprovou muito a nova calçada e disse que o benefício valorizou o comércio.
“A calçada antiga não era muito boa. Esse material aqui ficou melhor que o outro. Então eu acho que ficou bem, a gente tá satisfeito com ele. O comércio ficou mais bonito. Eu estava olhando a loja ali de longe dá um outro visual na fachada”, comemorou.
OUÇA AQUI
Maria Eli Goettenscheffer, comerciante.
Facilidade para os clientes
A dona da farmácia de manipulação Maria Margarete Barbisan relatou que houve alguns transtornos durante o período da realização da obra, mas garantiu que está contente com a recuperação do passeio e acha que a urbanização vai favorecer os negócios.
“Acho que vai melhorar bastante aqui para nós comerciantes, porque com a melhoria no passeio as pessoas circulam de uma forma mais segura”, disse.
Para ela, no caso da farmácia isso será ainda mais decisivo devido ao perfil de público.
“A farmácia atende muitas pessoas idosas e com a melhoria da qualidade da calçada, facilita a mobilidade deles também. A Prefeitura está de parabéns de promover isso para a nossa região”, disse.
OUÇA AQUI
Maria Margarete Barbisan, comerciante.
O administrador da Regional Boa Vista, Reinaldo Boaron, citou que as intervenções fazem parte de um programa para manter sempre em dia a manutenção urbana dos bairros.
“A Prefeitura investe na melhoria constante da mobilidade nos bairros e a recuperação das calçadas nas ruas Costa Rica e Estados Unidos é a continuidade do trabalho de urbanização que já contemplou a Avenida Erasto Gaertner”, lembrou Boaron.
Essa via recebeu pavimentação, novo traçado, 1,6 km de calçadas amplas e acessíveis, 1,2 km de asfalto, ciclovia, serviços de drenagem, iluminação e paisagismo.
Prevenção de alagamentos
Além de investir em mobilidade, a Prefeitura também prepara a região para a prevenção de alagamentos. No bairro Santa Cândida, equipes coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) estão construindo duas bacias de contenção no Rio Atuba com capacidade para o armazenamento e 150 mil m³ de água – o equivalente a 60 piscinas olímpicas - galerias celulares, rede de drenagem, pavimentação e paisagismo.
A obra vai prevenir alagamentos na região Norte da cidade e contribuir para o sistema de drenagem dos municípios vizinhos de Pinhais e Colombo e garantir um novo parque para Curitiba.
Asfalto recuperado
Outra ação recente da Prefeitura também no bairro Santa Cândida foi a recuperação do pavimento da Rua Theodoro Makiolka, entre Rua Fernando de Noronha e a rótula da Estrada Guilherme Weigert.
Ali o trabalho de fresa e recape foi realizado numa extensão de 2,4 km por equipes coordenadas pela Superintendência de Manutenção Urbana da SGM.
Após a recomposição do asfalto, a rua recebeu sinalização horizontal, instalação de radar de velocidade e lombadas para disciplinar o trânsito.
Para a comerciante Stephanie Coelho Barczik, dona da floricultura Jardim Mágico, a melhoria trouxe ganhos importantes para a região.
“A rua ficou bem legal, o asfalto novo ficou ótimo, maravilhoso! Isso ajuda o nosso comércio porque os clientes passam por aqui mais tranquilos para dar uma olhadinha em tudo e isso ajudou bastante nossa atividade”, garantiu a jovem.
OUÇA AQUI
Stephanie Coelho Barczik, comerciante.
Além da Theodoro Makiolka, outras vias da região também receberam importantes melhorias recentemente, como é o caso das ruas Eleonora Branco Gracia (Taboão) e Maria Rosa Castro Hecke (Cachoeira).
Outras ruas que tiveram pavimento recuperado:
- Rua José de Oliveira Franco (Bairro Alto)
- Rua João Schleder Sobrinho (Boa Vista)
- Rua Raul Leite (Bairro Alto)
- Rua João Dalegrave (Bacacheri)
- Ruas Joaquim Gomes Ladeira, Miguel Gasparin e Rolândia (Barreirinha)