Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade 156 Acesso à informação
Rosto da Cidade

Recuperação do Centro Histórico fomenta novos negócios na região

Imóveis da Rua Presidente Faria em frente ao Passeio Público passam por reformas através do Programa Rosto da Cidade - Curitiba, 13/01/2020 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

 

O futuro Pensionato Universitário Passeio, que vai ocupar o Edifício Chede, na Rua Presidente Faria, é o mais novo imóvel incluído no programa Rosto da Cidade, da Prefeitura de Curitiba. Bem em frente ao Passeio Público, a fachada do prédio recebe limpeza, antes da pintura e aplicação da resina antipichação.

Os trabalhos começaram nesta semana e são exemplo dos benefícios trazidos pela recuperação do Centro Histórico, principal objetivo das ações do Rosto da Cidade.

“O proprietário está fazendo a reforma interna e nos contou que foram as intervenções no Passeio Público e entorno que o motivaram a empreender na região”, contou o prefeito Rafael Greca durante uma vistoria na tarde desta segunda-feira (13/1).

 

Além de moradia para jovens, de acordo com o proprietário, Odislei Silva, a ideia é que a loja do andar térreo seja um empório de alimentação orgânica e vegana. “Para combinar com o estilo de vida da rapaziada que anda de bicicleta e frequenta o Passeio Público”, observou o prefeito.  

Leia mais

Greca lembrou que o prédio, de linhas modernistas, foi de Jonel Chede, que trouxe a televisão para o Paraná. A secretária do Meio Ambiente, Marilza Dias e o diretor de Parques e Praças, Jean Brasil, acompanharam a visita.

O prédio ao lado do Edifício Chede, do Pensionato Novo Lar, é o próximo a receber os serviços de limpeza, pintura e resina para proteção da fachada. No local já funciona um salão de cabelereiros e outro ponto que acaba de ser locado. 

Rosto da Cidade

O programa já concluiu benfeitorias em 23 imóveis públicos e 46 particulares. Com seis etapas, é desenvolvido em conjunto pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e secretarias municipais do Meio Ambiente e de Obras Públicas. Atualmente são seis projetos em execução.

Também fazem parte das intervenções melhorias na iluminação pública, mobilidade e acessibilidade.