Os moradores da Rua Guarda-marinha Greenhalgn, no Pinheirinho, começam a viver uma nova fase. A Secretaria Municipal de Obras Públicas recupera as margens do Arroio Pinheirinho, entre as ruas Cid Marcondes e Pedro Zavaski, obras que irá dar mais segurança contra as chuvas.
A recuperação é feita em uma extensão de 40 metros. As equipes da Prefeitura estão recompondo a contenção do talude para garantir o escoamento da água e a sustentação da margem.
De acordo com o secretário municipal de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur, os serviços em execução no Arroio Pinheirinho integram as ações permanentes da Prefeitura para Curitiba enfrentar os efeitos das mudanças climáticas.
“Além das grandes obras de macrodrenagem, mantemos um serviço intenso e contínuo de limpeza, desassoreamento e manutenção das estruturas de drenagem nos bairros, reforçando a infraestrutura para que, quando as chuvas fortes chegarem, a cidade esteja mais protegida e com melhor escoamento das águas”, explica Jamur.
Proteção e tranquilidade
Para Lourival da Silveira Deda, morador da Rua Guarda-marinha Greenhalgn, a chegada da equipe de manutenção da Smop foi motivo de alívio. “Está ficando mil maravilhas! Esse rio enche e estávamos com medo de as margens continuarem desabando, colocando até nossas casas em risco”, contou Lourival.
Seu vizinho, o construtor civil Rubens Rodrigues, concordou. “Eu já não tinha mais coragem de passar de carro daquele lado, mas o trabalho agora está caprichado”, disse.
O arroio tem nascente na região da Linha Verde e deságua no Ribeirão dos Padilhas. Por se tratar de um curso d’água que recebe grandes volumes durante a época de chuvas, sua contenção é essencial.
Além disso, a Rua Cid Marcondes, que corre paralela ao arroio, é uma via rápida com intenso tráfego de carros, caminhões e ônibus, o que reforça a importância da estabilidade e da sustentação da área.
PRO Curitiba
O serviço faz parte do Programa de Revitalização e Obras de Curitiba (PRO Curitiba), o maior da história da cidade, que engloba mais R$ 6 bilhões em investimentos da gestão Eduardo Pimentel entre 2025 e 2028. São intervenções em áreas essenciais para o cidadão como mobilidade urbana, saúde, educação, habitação social, prevenção a enchentes, zeladoria, iluminação pública, trânsito e segurança.