Curitiba vive um dos maiores ciclos de obras de mobilidade urbana de sua história recente. Em todas as regiões da cidade, há serviços de pavimentação que acontecem com controle rigoroso. Para assegurar a qualidade em cada etapa das intervenções, laboratórios móveis percorrem diariamente as frentes de obras, realizando testes diretamente no local.
Os laboratórios utilizam tecnologia para analisar aspectos como a granulometria, teor de ligante, densidade, temperatura das misturas asfálticas e a espessura das camadas aplicadas.
“As obras de manutenção da malha viária seguem um padrão rigoroso de fiscalização que adotamos para garantir vias seguras, duráveis e de qualidade para as pessoas. É uma política de qualidade que protege o recurso público e entrega um resultado à altura da cidade”, explica o secretário municipal de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur.
Volume de obras
De janeiro e setembro deste ano, 193 km de obras de pavimentação foram concluídos ou estão em andamento. São intervenções coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) que estão tornando as ruas mais seguras, confortáveis e com maior vida útil para quem vive e circula pela cidade.
As frentes de pavimentação se espalham pelos bairros e são acompanhadas de perto pelos engenheiros da Unidade Técnica de Infraestrutura e Pavimentação (Utip) da Smop. Eles supervisionam o andamento dos trabalhos, fiscalizam as empresas contratadas e avaliam a qualidade dos materiais usados.
A tecnologia oferecida pelos laboratórios móveis é uma importante aliada. Permite que de forma ágil, no local das obras, sejam feitos ensaios para verificar se o asfalto aplicado atende aos padrões exigidos.
“Essa precisão nos permite detectar qualquer desvio dos padrões exigidos e agir rapidamente, seja substituindo o material ou refazendo o serviço”, explica Diego Prendin, diretor da Unidade Técnica de Infraestrutura e Pavimentação (Utip).
Precisão é economia
Além da fiscalização realizada pelas empresas contratadas, técnicos da Smop fazem contraprovas, garantindo a veracidade dos resultados e a conformidade com as normas vigentes. “Esse rigor técnico é essencial para a durabilidade do pavimento, evitando retrabalhos e protegendo o investimento público”, ressalta Prendin.
Engenheiros fiscais acompanham todo o processo, desde a compactação e espessura das camadas até o acabamento e a sinalização viária, zelando pelo cumprimento das melhores práticas de construção e pelo atendimento às demandas da população durante as obras.
PRO Curitiba
As obras de requalificação asfáltica fazem parte do PRO Curitiba, o maior programa de investimentos da história da capital, com R$ 6 bilhões destinados a melhorias que transformam o dia a dia dos curitibanos.