Ir para o conteúdo
Planejamento

Prova Curitiba é aplicada para avaliar o aprendizado de 30,3 mil estudantes das escolas municipais

A partir desta terça-feira (25/11), 30,3 mil estudantes participam da Prova Curitiba. Curitiba, 25/11/2025. Foto: Luiz Costa/SME

Desta terça (25/11) a quinta-feira (27/11), 30,3 mil estudantes da rede municipal de ensino de Curitiba participam de mais uma etapa da Prova Curitiba, instrumento da Secretaria Municipal da Educação (SME) para o planejamento e direcionamento das ações pedagógicas. 

Ao longo desses três dias serão aplicadas provas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências. 

O secretário Jean Pierre Neto (Educação) explica que a Prova Curitiba foi elaborada com o objetivo de compilar e organizar dados que viabilizem reflexões em torno dos processos pedagógicos nas unidades educacionais. 

"Trabalhamos para melhorar nossos índices e a prova é um instrumento para balizar nossas ações", afirma o secretário.

Adaptação inédita

Este ano, a avaliação apresenta uma novidade: adaptações específicas para os estudantes com deficiência matriculados no 3º ano do Ensino Fundamental e que necessitam desse modelo avaliativo. A Coordenadoria de Inclusão e Atendimento Educacional Especializado (CIAEE) fez adequações de tempo, espaço, materiais e complexidade. Ao todos 460 estudantes serão comtemplados com esse modelo. A iniciativa é um projeto-piloto e deve ser ampliada aos demais anos a partir de 2026. 

“Assim garantimos que todos possam participar da avaliação em condições adequadas às suas necessidades”, pontua Jean Pierre.

Após a aplicação das provas adaptadas, as equipes pedagógicas da CIAEE vão avaliar e ajustar o conteúdo dos exames.