Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Tecnologia para qualidade de vida

Projeto Wi-Fi Curitiba ganha prêmio nacional em Conexão Digital

Projeto WI-FI Curitiba ganha prêmio nacional em Conexão Digital, em Belo Horizonte. Além disso, a cidade foi finalista em mais 3 categorias: Fomento a startups e inovação com o Vale do Pinhão; Segurança Pública Inteligente com a Muralha Digital; e Eficiência na Gestão Pública com o Fala Curitiba. Foto: Divulgação

Curitiba foi destaque no Prêmio Cidades Tecnológicas da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e Sindicato da Indústria de Software e TI de Minas Gerais (Sindifor), realizado em Belo Horizonte, nesta quinta-feira (28/8). A cidade ganhou o prêmio nacional Conexão Digital com o programa Wi-Fi Curitiba e também foi finalista em mais três categorias: Fomento a startups e inovação com o Vale do Pinhão; Segurança Pública Inteligente com a Muralha Digital; e Eficiência na Gestão Pública com o Fala Curitiba.

“Com muita honra recebemos mais um prêmio que reconhece nossos esforços para fazer com que a tecnologia cada vez mais seja utilizada a favor da população. O Wi-Fi Curitiba amplia a inclusão, a Muralha Digital fortalece a segurança, o Fala Curitiba aproxima a gestão da população e o Vale do Pinhão acelera o ambiente de inovação.”, afirma o prefeito Eduardo Pimentel.

Para o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins, o reconhecimento nacional reforça que Curitiba tem construído um caminho sólido em inovação e tecnologia.

“Esse prêmio e as indicações recebidas mostram que estamos no rumo certo ao transformar soluções digitais em serviços que facilitam a vida das pessoas. É a confirmação de que Curitiba se consolida como referência para o Brasil”, afirma Paulo Martins.

Projeto premiado

O Wi-Fi Curitiba, coordenado pela Secretaria Municipal de Administração e Tecnologia da Informação (Smati), oferece internet gratuita em espaços públicos. Toda a estrutura tecnológica do Wi-Fi Curitiba e a gestão do programa são contrapartida social do Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), conforme contrato com a Prefeitura de Curitiba.

São mais de 340 pontos de acesso em 227 locais, como escolas, terminais de ônibus, Faróis do Saber, Ruas da Cidadania, praças, o Mercado Municipal e o mais recente deles, o Zoológico. Desde sua implantação, cerca de 326 mil pessoas se cadastraram.

O secretário da Smati, Elisandro Frigo, destaca que, assim como o Prêmio Cidades Tecnológicas, o Prêmio Conip de Excelência em Gestão Pública, anunciado também nesta quinta-feira (28/8), mas em Brasília, revelam a qualidade das iniciativas realizadas em Curitiba com uso da tecnologia. Lá, a premiação foi concedida ao Sistema Integrado de Gestão de Manutenção Urbana – Sigmu Cidade – Fiscalização e Manutenção Urbana.

“Estou muito feliz por estar representando a cidade mais inteligente do Brasil, a mais sustentável. E a gente recebe com muita gratidão, pois este é o esforço de todos os nossos servidores que trabalham incessantemente para que o povo curitibano tenha o melhor acesso aos serviços e qualidade de vida. Esse prêmio que o Sigmu ganha traz esse reconhecimento”, declarou Frigo, logo após a premiação.

Vale do Pinhão

O presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão, representou a cidade durante o evento em Belo Horizonte. Mais uma vez o Vale do Pinhão foi reconhecido como um dos melhores ecossistemas de Inovação do Brasil.

“Somos protagonistas no fomento às novas tecnologias e aos negócios inovadores, seja impulsionando startups, seja facilitando novos produtos e serviços nas grandes corporações e multinacionais de nossa cidade”, diz o presidente.

Sobre o prêmio

O Prêmio  Nacional Cidades Tecnológicas é um dos principais voltados à inovação no setor público. O objetivo é valorizar ações que promovem a inclusão digital, incentivam o empreendedorismo, aprimoram a governança e contribuem para o desenvolvimento sustentável por meio da tecnologia.

De acordo com a coordenação do prêmio, os projetos de Curitiba se destacaram pela qualidade técnica, inovação e relevância social, evidenciando o compromisso do município com o futuro das cidades e com o uso estratégico da tecnologia para promover bem-estar à população.