Referência nacional em cidade inteligente, com inovações nas áreas de mobilidade, meio ambiente e sustentabilidade, Curitiba também se volta agora para a inovação em todos os setores da administração pública. Na área de educação, o município retomou, desde o início da administração do prefeito Rafael Greca, a manutenção da estrutura da rede e vem desenvolvendo uma série de ações inovadoras voltadas a preparar cada vez melhor o ensino municipal para os desafios do século 21.
“A Curitiba inteligente, que estamos resgatando, inspira a inovação em nossas crianças desde a mais tenra idade com programas como o Linhas do Conhecimento, parcerias como o Google for Education, espaços como os Faróis do Saber e Inovação e projetos como o de robótica nas escolas municipais”, salienta o prefeito Rafael Greca. Todas as iniciativas serão apresentadas no espaço do Vale do Pinhão no Smart City Expo Curitiba 2018, evento de cidades inteligentes que ocorre nos dias 28 de fevereiro e 1º de março, no Expo Renault Barigui.
De acordo com a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila Winkeler, a implantação de iniciativas inovadoras educacionais, aliada à recuperação da estrutura, é fundamental para aprimorar a posição da capital na dianteira do ensino público no país. “A melhoria da estrutura física veio acompanhada de avanços nos projetos educacionais”, reforça ela.
Foi o caso, por exemplo, do lançamento do programa Linhas do Conhecimento, que desde o ano passado oferece um amplo repertório de ensino aos estudantes. Inspirado na educação integral do indivíduo, com origens na Grécia antiga, o programa visa a ampliação cultural a partir do currículo da educação básica, cujos temas são desenvolvidos em atividades de campo. Elas podem ser realizadas em algum lugar próximo da escola ou num dos mais de 40 espaços da cidade prontos para serem descobertos pelos estudantes – sempre com um tema vindo da sala de aula.
Novo Farol
Os espaços para ensino e aprendizagem também foram melhorados – e o tema inovação entrou na ordem do dia. O Farol do Saber Herbert de Souza, vinculado à Escola Marumbi (Uberaba), foi reformado e transformado no primeiro Farol do Saber e Inovação da cidade, uma iniciativa que será replicada em todas as regionais e é voltada a estimular e disseminar a cultura da inovação tecnológica.
No Farol do Saber e Inovação, as crianças podem, por exemplo, construir seus próprios protótipos usando impressora 3D e desenvolver o conhecimento científico. Além desse, outros quatro Faróis do Saber – projeto ícone da cidade – estão sendo reformados.
Google for Education
Os educadores da rede municipal têm novos recursos para ampliar seus horizontes e de seus estudantes. No início de fevereiro, a Secretaria Municipal da Educação promoveu a primeira formação técnica do Google for Education. A parceria firmada entre a Prefeitura de Curitiba e a empresa norte-americana de tecnologia, em novembro de 2017, abre novas possibilidades dentro das escolas municipais, centros municipais de educação infantil e centros municipais de atendimento educacional especializado.
Com a ferramenta Google Sala de Aula, que não tem custos para o município, é possível gerenciar turmas virtuais, agendar atividades, corrigir exercícios, criar roteiros de aulas multimídia com utilização de vídeos e jogos educacionais. O primeiro treinamento foi direcionado a pedagogos, articuladores dos Núcleos Regionais e às equipes internas da Secretaria da Educação que promovem as formações.
Os docentes formados nesta primeira etapa vão replicar as informações para professores que poderão trabalhar o material com os estudantes nas salas de aula. Mais profissionais serão beneficiados ao longo dos próximos meses.
Robótica
Estudantes da rede municipal estão ainda colocando a “mão na massa” graças a projetos de robótica, cada vez mais comuns no ambiente escolar. Além da criatividade, aprendem a ser mais organizados e a planejar suas atividades, como relata a jovem Isabeli Gulart, de 13 anos, que no ano passado era estudante do 8º ano da Escola Prefeito Omar Sabbag. “Eu não era nem um pouco organizada antes da robótica. Com ela, aprendi a organizar meu tempo”, disse Isabeli.
Para este ano, a Secretaria Municipal da Educação estuda ampliar as possibilidades que o aprendizado da linguagem de programação pode proporcionar. Formações específicas estão sendo preparadas de forma que os professores possam integrar as tecnologias nas práticas educativas das escolas em tempo integral.
As formações vão envolver robótica, educação a distância e linguagem da programação, estratégia que estimula a criação de aplicativos, animações, sites e jogos, desenvolvendo o raciocínio lógico, a criatividade, a autoria e a capacidade de trabalhar em grupo, de forma conectada ao mundo digital.
Futuro
Durante o Smart City Expo Curitiba, os 34 estudantes da rede pública municipal que participam do programa Embaixadores do Futuro vão entregar às autoridades nacionais e internacionais do evento o “Manifesto do Futuro”, um conjunto de propostas para melhorar a qualidade de vida da população no futuro.
O Embaixadores do Futuro é coordenado pelo programa Linhas do Conhecimento da Secretaria da Educação e foi proposto pela Assessoria de Relações Internacionais da Prefeitura. O conhecimento da atividade consular e a abertura dos horizontes são os objetivos principais do programa Embaixadores do Futuro, que empossou em novembro do ano passado estudantes, do 7º ao 9º, de 12 escolas da rede municipal de ensino como “embaixadores de Curitiba”.
Vale do Pinhão
Idealizado pelo prefeito Rafael Greca, o Vale do Pinhão é o ecossistema de inovação de Curitiba e região. A rede, formada por empreendedores, startups, poder público, universidades, investidores, grandes empresas e o terceiro setor, atua em conjunto para fortalecer o desenvolvimento sustentável e de negócios inovadores da capital. Desde o ano passado, a Prefeitura, através da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, vem estimulando o Vale do Pinhão.
A sede do Vale do Pinhão é o Engenho da Inovação, no bairro do Rebouças, que se transformou em um moderno espaço para estimular a inovação e a criação de novas empresas, através de uma agenda ativa e qualificada de ações que fomentam o networking e a qualificação profissional.
Confira toda a programação de eventos e como se inscrever no programa para startups no site www.valedopinhao.agenciacuritiba.com.br.
Smart City Expo Curitiba 2018
É o evento de cidades inteligentes do Smart City Expo World Congress, chancelado pela Fira Barcelona, que ocorrerá em 28 de fevereiro e 1º de março, no Expo Renault Barigui. Foi trazido e está sendo organizado pela iCities, empresa pioneira no Brasil na temática de Cidades Inteligentes.
O Smart City Expo Curitiba, que deve receber cerca de cinco mil participantes, será dividido em quatro temas: Tecnologia Disruptiva (que quebra padrões), Governança, Inovação Digital e Cidades Sustentáveis do Futuro. O evento, que pela primeira vez ocorrerá em uma cidade brasileira, tem o apoio da Prefeitura de Curitiba.
Mais informações no www.smartcityexpocuritiba.com.