Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Abastecimento

Programas de segurança alimentar de Curitiba são apresentados na França e Colômbia

Os programas Armazém da Família e Nossa Feira, além de outros da área, serão apresentados na Colômbia e França, a convites de governos desses países. Foto: Maurilio Cheli/SMCS

Diversos programas da Secretaria Municipal do Abastecimento, que integram a política municipal de abastecimento e de segurança alimentar e nutricional adotada pela Prefeitura de Curitiba, estão ganhando visibilidade no exterior. Os programas Armazém da Família e Nossa Feira, além de outros da área, serão apresentados na Colômbia e França, a convites de governos desses países.

O secretário municipal do Abastecimento, Marcelo Munaretto, apresenta nesta quarta-feira (11), em Villavicencio, na Colômbia, a experiência curitibana. “Como implementar uma política de segurança alimentar exitosa” é o tema da conferência do secretário, durante a realização do 1º. Fórum de Segurança Alimentar e de Economia Rural colombiano, que tem como tema “Cultivando paz, colhendo vida”. O fórum é promovido pelo governo colombiano da Região Central, em parceria com o Centro Interdisciplinar de Estudos sobre Desenvolvimento (Cider) da Universidade dos Andes (UniAndes), com a participação de organizações da sociedade civil.

“Esses convites internacionais nos dão a grata percepção de estarmos no caminho certo para melhorar a situação de segurança alimentar da população, fazendo com que o direito humano à alimentação seja um elemento importante no desenvolvimento regional sustentável”, afirma Munaretto. O secretário disse que sua palestra, seguida de debate, iria ter como foco uma visão central dos programas desenvolvidos pela Secretaria. “Temos como ênfase a agricultura familiar, pela qual o direito de acesso ao alimento, finalidade dos programas municipais, serve ao mesmo tempo para o desenvolvimento econômico, social e, principalmente, sustentável.”

O diretor dos Armazéns da Família, Marcelo Zanchi, participa de outro fórum de Direitos Humanos na capital colombiana, em Bogotá, na próxima quinta-feira (19) e sexta-feira (20).  “Vamos apresentar os programas da Secretaria com enfoque no acesso ou como esses programas facilitam o acesso ao alimento e quais os benefícios proporcionados à nossa população”, explica Zanchi. Armazém da Família, Sacolão da Família, Nossa Feira, Restaurante Popular, mercados municipais e feiras públicas estão entre os programas a serem abordados durante a participação no fórum pelo diretor. A palestra dele tem como foco o acesso ao alimento como um direito humano, o que inclui atendimento aos imigrantes e os refugiados. “É importante enfatizar a intersetorialidade nas ações da Prefeitura e a sinergia entre os programas geridos pelo Abastecimento.”

França

No mesmo período em que o diretor participa de evento relacionado aos direitos humanos, o secretário municipal do Abastecimento, Marcelo Munaretto, viaja para a França. O secretário vai participar a convite do governo francês, entre segunda-feira (16) e quarta-feira (18), do Encontro Internacional de Políticas Alimentares Urbanas – Mercados, Restaurantes Coletivos, Conexões Urbana e Rural. Neste encontro internacional participam diversas entidades governamentais e não-governamentais que participaram de uma seleção prévia sobre práticas de Segurança Alimentar e Nutricional.

“Curitiba, o papel do mercado consumidor corresponsável” é o tema da apresentação a ser feita pelo secretário.  “Há um conjunto de ações que desenvolvemos em que o mercado consumidor é corresponsável, como o programa Nossa Feira. Oferecemos o acesso ao alimento a preço acessível [R$ 1,79 o quilo] e, ao mesmo tempo, estimulamos a agricultura familiar, que fornecem os produtos para essas feiras”, explica Munaretto. Além desse programa, o secretário também vai falar sobre os armazéns da família, os restaurantes populares, merenda escolar e sobre ações de educação alimentar, como capacitações para a criação de hortas em escolas e outros pequenos espaços.

A política de abastecimento e de segurança alimentar e nutricional adotada pela Prefeitura de Curitiba por duas vezes foi apresentada em Brasília a autoridades e técnicos do setor. Em agosto o secretário fez uma dessas apresentações e deverá servir como um dos modelos para a criação de um pacto federativo a ser proposto pelo governo federal aos 26 estados e ao Distrito Federal.