Prefeitura Municipal de Curitiba 156 Acesso à informação
Consciência Negra

Programação cultural, artística e religiosa vai marcar o mês de novembro

A Festa do Rosário vai contar com a “Feira Afro” de artesanato e culinária. Foto: Jessica Tayana

Durante todo o mês de novembro, Curitiba vai celebrar sua herança africana com diversas ações de valorização da presença e da cultura negra na cidade. O mês da Consciência Negra vai contar com apresentações de capoeira, skate, poema, música, exposições artísticas, feira de artesanato, culinária e atividades religiosas e educativas.

A primeira atividade será o Fórum de Capoeira de Curitiba “Desafios e Possibilidades”, que vai acontecer no dia 10 de novembro, no Salão de Atos do Parque Barigui. O evento será das 8h às 17h e terá entrada gratuita.

A estimativa é que o encontro reúna cerca de 300 pessoas entre capoeiristas, professores da rede municipal de ensino e público em geral. O objetivo é proporcionar qualificação sobre os aspectos pedagógicos, físicos, musicais, culturais e históricos da capoeira.

Afonso Botelho

No Água Verde será feito o Paz Curitiba, no dia 11 de novembro, na Praça Afonso Botelho, das 9h às 18h. Campeonatos de futebol e vôlei de areia, streetball e skate, apresentações de capoeira, hip-hop e grafitagem vão reunir mais de 500 em prol da cultura da paz. As atividades são gratuitas.

Festa do Rosário

O Centro Histórico será palco de celebrações entre os dias 15 e 18 de novembro.  A Festa do Rosário vai contar com a “Feira Afro” de artesanato e culinária. No Palco Culturas populares, no Largo da Ordem, vários atistas vão se apresentar ao público: cantora Michele Mara, Luana Godim, Os Encantados, Escolas de Samba campeãs em 2018 - Mocidade Azul e Enamorados, Engoma Bandeira da Amizade, Tambores do Paraná, TamborErê e Passos da Criança.

Durante os quatro dias de festa, vão ser arrecadados alimentos que serão distribuídos para as famílias das crianças participantes do projeto Passos da Criança, da Vila Torres.

O ponto alto da festa será a tradicional lavação das escadarias da antiga Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de São Benedito, que é realizada há nove anos na cidade. As atividades são gratuitas e devem reunir 1.000 pessoas.

Segundo o assessor de Políticas de Igualdade Racial de Curitiba, Adegmar Silva, (Candiero), a programação festeja o Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, que homenageia Zumbi dos Palmares, símbolo da luta por liberdade do povo negro brasileiro. A data remonta a morte dele e foi escolhida pelo movimento negro brasileiro e estabelecida pela Lei 12.519/2011.

“Queremos levar o axé do povo negro para toda a cidade com uma programação que valoriza a cultura, expressividade artística e religiosa dos afrocuritibanos. Unir todas as etnias e levar uma mensagem de paz e alegria para todo o país”, afirma Candiero.

As ações são uma parceria entre as secretarias municipais do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) e da Educação (SME), Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e são organizadas pela Assessoria de Políticas de Igualdade Racial de Curitiba.

Os eventos contam com a participação de diversos parceiros da sociedade civil, como o Centro Cultural Humaita - Centro de Estudo e Pesquisa da Arte e Cultura Afrobrasileira, Igreja do Rosário, Pastoral Afro, Arquidiocese de Curitiba, TV Evangelizar, Conselho Parlamentar da Cultura da Paz/ConPaz, Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial do Paraná e Orixá Bazar Pingo de Ouro.

Serviço: Fórum de Capoeira de Curitiba

Dia: 10/11

Horário: 8h30 às 18h

Local: Salão de Atos do Parque Barigui

Entrada gratuita

Inscrições abertas até 07/11 no link: http://aprendere.curitiba.pr.gov.br/cursos/detalhes/12537

Palestras

Legislação e Fórum Setorial de Capoeira, com Elton Barz.

Ética e Responsabilidade Sociocultural, com Mestre Kinkas

A Capoeira e os Patrimônios Imateriais da Cultura Brasileira/ IPHAN, com Geslline Braga

Grupos de Trabalho

Capoeira Pedagógica: Conteúdos Estruturantes para Capoeira nas Escolas.

Revisão do Mapa da Capoeira de Curitiba.

Revisão do Plano Setorial de Capoeira.

Mesa redonda

Capoeira Especial, com Mestre Maluco Borracha - Claudinei da Silva.

Capoeira Extracurricular, com Mestra Baixinha – Nádia Alves.

Uma experiência com Capoeira na Escola, com Professor Nilo – Nilo Neto.

Serviço: Paz Curitiba

Dia: 11/11

Local: Praça Afonso Botelho

Serviço: Festa do Rosário