Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Empoderamento feminino

Programa FAS para Elas será apresentado em evento internacional de Cidades Educadoras

Capacitação FAS Para Elas. Foto: Sandra Lima

O programa FAS para Elas, desenvolvido pela Prefeitura de Curitiba, por meio da Fundação de Ação Social (FAS), será um dos destaques do Diálogo Educador promovido pela Associação Internacional de Cidades Educadoras da América Latina. O evento será realizado nesta quinta-feira (7/8), às 14h (horário de Brasília), com transmissão pela plataforma Zoom. A participação é aberta ao público em geral.

Com o tema “Experiências de capacitação e apoio para a inclusão e o empoderamento das mulheres”, o encontro promoverá uma troca de aprendizados entre três cidades da América Latina que atuam com políticas públicas voltadas ao fortalecimento da autonomia feminina. Além de Curitiba, participam do diálogo as cidades de Villa Carlos Paz, na Argentina, com o projeto Trama Emprendedora VCP, e Morelia, no México, com a experiência Morelia Emprende.

A FAS será representada pela diretora de Proteção Social Básica, Cintia Aumann, que destaca a importância da visibilidade internacional do programa. “É uma grande satisfação poder apresentar o FAS para Elas em um espaço de diálogo internacional. Essa é uma oportunidade de compartilhar a experiência de Curitiba no apoio à inclusão e ao empoderamento de mulheres em situação de vulnerabilidade, e também de aprender com outras cidades que enfrentam desafios semelhantes”, afirma.

A mediação do diálogo será da psicóloga Adriana Gerbaudo, da Secretaria de Igualdade, Gênero e Direitos Humanos da Prefeitura de Rosário, na Argentina.

Sobre o programa

Criado para apoiar mulheres em situação de vulnerabilidade social, o FAS para Elas promove a descoberta de habilidades, capacitação profissional e aumento da empregabilidade. É coordenado pela Diretoria de Proteção Social Básica e ofertado nos 39 Centros de Referência da Assistência Social (Cras) de Curitiba.

As participantes, preferencialmente beneficiárias do programa Bolsa Família, seguem uma trilha de desenvolvimento com foco em autoconhecimento, educação financeira e qualificação profissional, ao longo de três meses.

Desde sua criação, em dezembro de 2021, durante a pandemia, o programa já atendeu 293 mulheres. Os resultados apontam que 13% delas ingressaram no mercado formal de trabalho, 33% se tornaram empreendedoras e 90% relataram melhora significativa na autoestima.

Relançado em março deste ano com novas propostas da atual gestão, o FAS para Elas tem a meta de triplicar o número de beneficiadas até 2028, alcançando pelo menos 900 mulheres em Curitiba.

Como assistir

Para assistir ao Diálogo Educador, faça sua inscrição aqui.