Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação

Programa Educação Conectada vai beneficiar 100 mil curitibinhas

Programa Educação Conectada vai beneficiar 100 mil curitibinhas. Foto: Daniel Castellano / SMCS

A Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal da Educação, aderiu neste mês de maio ao Programa Educação Conectada, do Ministério da Educação. Serão beneficiadas 191 escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Ao todo o programa vai atingir 102 mil estudantes.

O programa prevê práticas pedagógicas inovadoras em sala de aula, que contemplam principalmente o uso de tecnologias para atingir os objetivos educacionais estabelecidos no Plano Nacional de Educação.

“Essa conquista coloca o nosso município em uma condição de destaque e sinaliza desafios importantes como melhoria da infraestrutura, formação específica para os professores com foco nas tecnologias digitais e renovação das práticas escolares”, ressaltou a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

A coordenadora de Tecnologias Digitais e Inovação da Secretaria Municipal da Educação, Estela Endlich, explica que ao aderir a esse programa a secretaria busca universalizar e melhorar o acesso à internet de alta velocidade nas unidades educacionais, a formação de professores para práticas pedagógicas mediadas por tecnologias digitais e o uso de conteúdos educacionais digitais no processo ensino-aprendizagem.

“Pela parceria, o MEC oferece uma Plataforma Integrada de Recursos Educacionais Digitais que integrará os diversos materiais digitais já desenvolvidos pelo Ministério e produzidos por outros parceiros”, explica Estela.

Como funciona

O programa será iniciado ainda este ano, com cursos de formação voltados a professores e gestores, com duração de três meses (180 horas). A capacitação servirá para subsidiar a elaboração do plano municipal de inovação tecnológica. Em seguida, o conteúdo repassado na ação formativa será colocado em prática nas escolas e CMEIs.