Ir para o conteúdo
Educação

Programa Conhecer Para Prevenir encerra 2025 com atividades para 300 crianças

Programa Defesa Civil na Educação Conhecer para Prevenir. capacitação de 300 crianças das 10 regionais. Curitiba, 03/12/2025 Foto: Levy Ferreira/SECOM

O Programa Defesa Civil na Educação - Conhecer Para Prevenir (CPP) encerrou suas atividades do ano de 2025 nesta quarta-feira (3/12) com atividades para 300 crianças vindas de escolas municipais e CMEIs das dez regionais de Curitiba. A capacitação aconteceu no Centro de Formação e Desenvolvimento Profissional da Guarda Municipal de Curitiba, localizado no Capão Raso.

Os estudantes primeiro assistiram a um teatro de fantoches que mostrou de forma lúdica como prevenir acidentes e como agir em emergências como incêndios ou qualquer outra situação adversa. Em seguida assistiram a uma demonstração do projeto Cão Amigo, na qual os cachorros especialmente treinados fizeram manobras e farejaram seus brinquedos, mostrando assim como estão capacitados para ajudar a Guarda Municipal em diversas ações de segurança. Por fim, assistiram a uma palestra sobre prevenção de desastres e como agir em emergências no ambiente escolar.

O coordenador da Defesa Civil de Curitiba, inspetor Nelson Ribeiro, explicou que o Conhecer para Prevenir é um programa que une Defesa Civil, Secretaria Municipal de Educação e Guarda Municipal com o objetivo de criar comunidades resilientes no enfrentamento de emergências. “Instruir crianças e professores tem um efeito multiplicador, criando um ambiente de prevenção em diversas comunidades”, afirmou o coordenador.

A diretora de Projetos Especiais e TI da Secretaria Municipal de Educação, Maria Cristina Brandalise explicou que o projeto existe há 20 anos e só em 2025 foram capacitados mais de 140 mil estudantes de Curitiba. “O CPP é um projeto vencedor, e que faz toda a diferença na rede municipal no quesito de segurança”, avaliou a diretora.

O guarda municipal Johny Carlos de Araújo diz que o CPP permite que as crianças aprendam a manter a calma e agir em equipe diante das adversidades. “É um conhecimento importante que eles levam para suas vidas e suas famílias”, explica o guarda.

Giullia Gabrielle Oliveira da Silva, de 11 anos, estudante da Escola Municipal Maringá, gostou muito das atividades e também afirma ter aprendido bastante. ”Agora sei o que fazer se acontecer qualquer coisa ruim na escola, como um incêndio. Mostraram como seguir a orientação das professoras e do guarda e tudo fica bem”, afirmou Giullia.