Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Dia do Advogado

Procurador comemora a trajetória como profissional do Direito na Prefeitura

Procurador do Meio Ambiente, Arion Mozart Chagas Junior. Curitiba, 25/07/2022. Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

 

“Na carreira como funcionário público, temos que gostar do que fazemos. O nosso trabalho é para atender a população”, declara o procurador da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Arion Mozart Chagas Junior, aos 63 anos e 44 anos de trabalho na Prefeitura de Curitiba, que serão completados em setembro. Mozart é procurador há 31 anos.

Como profissional do Direito, ele é o mais antigo entre os 95 profissionais da carreira da áreas que trabalham no Município. Os procuradores são a maioria, 90 ao todo, os outros cinco são advogados, carreira que com o tempo foi sendo substituída.

Nesta quinta-feira (11/8) é celebrado o Dia do Advogado.

Os procuradores integram a equipe da Procuradoria-Geral do Município e estão presentes não apenas na sede da PGM, mas também nas secretarias e órgãos da Prefeitura, em seus respectivos núcleos de assessoramento jurídico.

Quando decidiu estudar Direito, Arion já trabalhava na Prefeitura, mas como fiscal. “No Urbanismo, convivi com engenheiros importantes para a cidade, topógrafos e outros profissionais que tinham muito conhecimento sobre Curitiba. Eu aprendi com eles e isso me deu base para outras atribuições que recebi ao longo do tempo, noutras áreas onde trabalhei. Eu dominava bem as questões do urbanismo e tinha um olhar de historiador também”, argumenta.

A escolha pelo Direito se deu por incentivo da família de advogados, quando ele não passou no vestibular para Medicina-Veterinária, seu sonho na juventude.

“Mas a Faculdade de Direito é empolgante e eu gostava do Direito Penal. Trabalhei no TRE e fui jurado do Tribunal do Júri por 14 anos. Essa bagagem me ajudou a ter uma visão das pessoas, dos problemas sociais”, opina.

Depois de formado, fez concurso, deixou a função de fiscal e assumiu a carreira de procurador em 1991.

Amor pelo trabalho

Arion conta que não imaginava que iria se aposentar pela Prefeitura de Curitiba.

“Com o tempo fui amadurecendo. Gosto muito do que faço. Infelizmente, muitas pessoas têm uma visão distorcida do servidor público. De quatro em quatro anos, muda o chefe, que é o prefeito. Nós, servidores, permanecemos, somos da casa, não importa quem é o prefeito, e temos que dar continuidade ao trabalho, preservar a cidade”, ensina.

Mozart, que é responsável pela análise de defesas administrativas de autos de infração e dos recursos quando cabe ao Meio Ambiente, lembra que o papel do servidor nessa área é aferir legalidade ao processo.

“Sempre primei pela lei, procuro proteger o Município e ao mesmo tempo, ser justo com o cidadão que faz alguma solicitação. São pessoas de todo tipo, algumas que conhecem a lei, empreendedores e gente simples também. Procuro atender bem a todos, não importa quem seja. Isso é fundamental como funcionário que sou”, resume.

A paixão pela medicina-veterinária Arion resolveu mantendo a vida no campo, como já estava acostumado desde criança. Ele mora numa fazenda na Região Metropolitana de Curitiba e cuida de perto da criação de cavalos e dos cachorros que tem. Para isso, acorda de madrugada para limpar as cocheiras e tomar as primeiras providências do dia na propriedade.

“Não abro mão da vida que levo, conciliando o trabalho como servidor público da minha vida pessoal, perto dos animais”, completa.

OAB

A primeira mulher presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB Paraná – é Marilena Indira Winter, procuradora do Município desde 1992. Neste mês, ela completa 30 anos de carreira como servidora municipal.

Winter é de União da Vitória, município da região sul do Estado, graduada em Direito pela Universidade Federal do Paraná e mestre e doutora em Direito das Relações Sociais, também pela UFPR.

Ela foi a primeira mulher eleita presidente da OAB Paraná em 90 anos da seccional. Teve 59,68% dos votos válidos na eleição de 2021. Ela estará à frente da seccional no triênio 2022/2024.

LEIA MAIS