A Prefeitura de Curitiba, em parceria com o Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Estado do Paraná (SIPCEP), premiou nesta sexta-feira (9), os ganhadores do décimo Concurso de Desenho e Redação com o tema “Pão: sabor e saúde”. Participaram do concurso, organizado pela Secretaria Municipal da Educação, 23 mil alunos das escolas municipais. Os prêmios foram entregues pelo prefeito Luciano Ducci, no Salão Nobre da Prefeitura.
“O concurso é uma maneira de incentivar o trabalho de pesquisa e interpretação do tema nas escolas. São com esses concursos e com o esforço dos professores, que Curitiba tem, pelo oitavo ano consecutivo, a melhor educação do país, segundo os índices do IDEB”, afirmou Luciano Ducci.
Os professores da rede municipal de ensino trabalharam nas salas de aula, o tema escolhido para este ano, - “Pão: sabor e saúde”. Num primeiro momento, os estudantes pesquisaram a história do pão e sua importância para uma alimentação saudável, depois, realizaram trabalhos de desenho e texto para concorrerem à premiação de Notebooks e DVDs.
Para a secretária municipal de educação, Liliane Sabbag, o concurso também é uma maneira de deixar a família mais próxima das escolas. “O pão é um alimento que está no dia a dia das famílias. Os alunos aprendem sua importância na escola e levam para casa os ensinamentos, o que torna a alimentação mais saudável”, conta.
Desenho - Na categoria ilustração, o primeiro lugar ficou com a aluna Diulli Nicole de Miranda, da Escola Municipal Sônia Maria Kenski, de Santa Felicidade. Em seu desenho, uma mesa com pães e frutas, a menina representou a importância do pão e a necessidade de uma alimentação saudável para uma qualidade de vida melhor. “Eu pensei em todas as frutas que eu gosto, no pão e no que faz bem pra saúde”, contou Diulli.
Nos textos, quem levou o primeiro lugar foi a da aluna Hellen dos Santos Cordeiro, da quarta série da Escola Municipal Raul Gilbeck. “A maioria dos textos recebidos eram narrações, variando entre três e quatro parágrafos. O texto de Hellen trouxe uma linguagem mais atrevida e realizou o objetivo das professoras que é a busca de opções para a construção e expressão de um texto”, conta a professora Claudia Bunik.
Para a professora Janaína Schiefelben, a premiação é resultado das aulas de ciência que os alunos recebem. “A disciplina já trabalhava com o tema vida saudável e o que é bom comer. O que os professores tem que fazer, é juntar ao conteúdo da sala de aula com a proposta do concurso”, disse Schiefelben.
Participaram do evento de premiação, alunos, pais, professores e diretores de escolas municipais da cidade. Foram vinte crianças premiadas que receberam, além do certificado, uma sacola com pães. Os segundos e primeiros colocados, ganharam respectivamente, um aparelho de DVD e um Notebook.